Dia Arquidiocesano do Coordenador

Para mais informações clique AQUI

Educação Cristã de adultos tem nova equipa

Para mais informações clique AQUI

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 17 Out 2018
Encontro de Formadores de Outubro de 2018: No encontro com os outros, descobrimos riquezas!
No passado dia 13 de outubro de 2018, os formadores do Departamento de Educação Cristã de Adultos estiveram presentes no Encontro de Formação de Início do Ano Pastoral, que se realizou no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga.

Tendo em conta a Liturgia do dia, cada formador foi recebido com alegria e um “diamante”. Assim, seguiu-se a celebração da Eucaristia, na Capela Imaculada, durante a qual cada um foi convidado a refletir sobre as suas próprias riquezas. Na preparação penitencial, ainda à entrada da Capela, cada pessoa presente teve oportunidade de pensar e escrever, numa das faces do diamante entregue no acolhimento, os aspetos da sua vida onde tem colocado a sua esperança, mas que são falsas riquezas. Depois da oração coleta, os participantes dirigiram-se para junto do altar, seguindo um baú dentro do qual estava o grande tesouro – a Palavra de Deus.

Seguiu-se a Liturgia da Palavra, na qual, com a ajuda do assistente do Departamento, o Pe. Rui Sousa, se concluiu que muitas vezes nos deixamos iludir por falsas riquezas, quando a mais importante é o encontro com Jesus Cristo, que nos diz “Vem e segue-Me” (Mc 10,21).

No momento pós-comunhão, mais enriquecidos pela escuta da Palavra e pelo alimento da Eucaristia, prosseguiu-se com a reflexão sobre as nossas riquezas, sendo que, desta vez, já com atenção sobre os dons de Deus, se reconheceram as nossas verdadeiras riquezas. Reapropriando-se do diamante, que parecia já esquecido, todos foram convidados a escrever, na outra face, os aspetos da nossa vida e da nossa ação pastoral que queremos valorizar. De seguida, colocou-se o diamante, que é sinal do tesouro que trazemos em nós, dentro do baú, como símbolo de esperança em ver este tesouro enriquecido por Deus.

Depois do alimento espiritual, o encontro continuou com um momento de convívio em torno de outra mesa, no qual os formadores, os membros do Departamento e o orador convidado puderam partilhar o alimento e as experiências, regados de uma boa dose de boa disposição.
O encontro seguiu-se com uma reflexão acerca da “Catequese Familiar”, tema tão urgente no contexto pastoral atual. Assim, com a ajuda do Pe. Vasco Gonçalves, o orador convidado, foi possível não só tomar consciência da importância deste tema como perceber de que forma pode ser posto em prática.

O Pe. Vasco Gonçalves partilhou, amavelmente, algumas ideias resultantes do trabalho de pesquisa realizado no âmbito da sua tese de doutoramento, sobretudo no sentido de desenvolver projetos de catequese familiar nas comunidades, sensibilizando-nos para esta nova perspetiva de pastoral. Neste sentido, torna-se importante que se favoreça a complementaridade entre as diferentes gerações, sendo que, sem descurar as crianças e os adolescentes, os adultos estão no centro. No fundo, o desafio é “crescerem juntos”, valorizando dois lugares – a comunidade e a família – tendo no centro do percurso catequético a Palavra de Deus. Segundo o orador, esta é uma proposta que poderá ter como consequência a revitalização das paróquias, sendo que o objetivo é a vivência da Eucaristia, lugar de encontro por excelência.

Pôde-se assim concluir que esta proposta é muito mais do que catequese e que a transmissão da fé em família, mais do que necessária, é também urgente e insubstituível. Infelizmente, os ponteiros do relógio não abrandaram o seu ritmo e a hora já ia avançada, razão pela qual o encontro teve de terminar, não sem antes se realizar uma pequena oração de ação de graças pelas riquezas recebidas nesta noite.

Nazaré Dantas e Patrícia Sangreman
Formação de Adultos