22 abril 2016

Concerto de Páscoa

Fotografia EMLSF

Escola de Música Litúrgica São Frutuoso

A Escola de Música Litúrgica São Frutuoso promoveu um Concerto de Páscoa, na igreja paroquial de Real.

Os professores e os quarenta alunos que fazem parte da escola executaram, no dia 17 de abril, um programa dividido em duas partes, num itinerário desde o tempo quaresmal ao tempo pascal ilustrado por peças do reportório clássico tradicional e pelo reportório mais propriamente litúrgico.

O concerto, que teve início às 18h, abriu e encerrou com obras de César Franck «Domine, non secundum» (na abertura) e «Dextera Domini» (no encerramento).

Da autoria de F. Santos foram executadas quatro obras: duas na primeira parte («Eis o tempo favorável», «Pai, se este cálice», «Alegra-te, ó Jerusalém») e uma na segunda parte («Ó Páscoa gloriosa»). «Este é o meu filho muito amado» de F. Lapa, e «Crux fidelis» de D. João IV completaram a parte dedicada ao tempo quaresmal.

Além da interpretação de F. Santos e César Franck, a segunda parte foi preenchida com as seguintes obras musicais: «Victimae paschali laudes» (gregoriano), «Nun beut die Flur von Die Schöpfunf» (Haynd), «Já a luz se levantou» (M. Faria), «Locus Iste» (Anton Bruckner).