27 abril 2016

Curso de formação de leitores

Fotografia Romolo Tavani

Arciprestado de Braga

Entre três de maio e sete de junho, das 21h às 22h30, na residência paroquial de Real, Braga.

Os seminaristas instituídos no ministério de Leitor, que frequentam o Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, vão orientar um curso de formação ao longo de seis sessões entre três de maio e sete de junho.

«Na liturgia, o leitor presta um serviço imprescindível a cada assembleia celebrante, porque a leitura da palavra de Deus faz parte integrante de qualquer celebração litúrgica, por mais simples que seja» — refere o Secretariado Nacional de Liturgia, na introdução da publicação dedicada à formação do leitor: «O livro do leitor».

A residência paroquial de Real disponibiliza as suas instalações, às terças-feiras, entre as 21h e as 22h30, para esta formação de leitores distribuída pelas seguintes temáticas: o leitor na vida e no ensino da Igreja (3 de maio); o leitor na história da liturgia do primeiro milénio (10 de maio); a formação bíblica do leitor (17 de maio); a formação litúrgica do leitor (24 de maio); a preparação técnica do leitor (31 de maio); diversos géneros literários de leituras (7 de junho).

«O livro do leitor» destaca a importância da preparação espiritual e técnica do leitor.

«A preparação espiritual pressupõe: formação bíblica, para que o leitor possa compreender as leituras no seu contexto próprio e entender, à luz da fé, o núcleo da mensagem revelada; e formação litúrgica, para que possa perceber o sentido e a estrutura da liturgia da palavra e a conexão entre ela e a liturgia eucarística.

A preparação técnica destina-se a tornar o leitor cada vez mais perito na arte de ler em público, quer de viva voz, quer com a ajuda dos instrumentos de amplificação sonora».

As inscrições têm de ser feitas até ao dia um de maio (enviar a ficha de inscrição para o email [email protected]).