28 abril 2016

III Festival de Órgão de Braga

Fotografia www.festivalorgaobraga.com

Arciprestado de Braga

Uma série de concertos, entre seis e quinze de maio, dá a conhecer órgãos de tubos de algumas igrejas do arciprestado de Braga.

«Após o sucesso das duas primeiras edições do Festival de Órgão, a continuidade do evento que trouxe nova vida à Música em Braga, tinha como imperativo a continuidade» — pode ler-se na página do festival na internet (www.festivalorgaobraga.com).

O Hospital de Braga acolhe a 29 de abril, na entrada principal, um recital de órgão intitulado «Música p'ra saúde». O recital, interpretado por Daniel Ribeiro, divide-se em dois momentos de 30 minutos, às 10h00 e às 11h00.

O diretor artístico do festival revelou ao Diário do Minho* que o concerto «pretende sublinhar a importância da música no bem-estar humano, ao mesmo tempo que demonstra que a música de órgão vai além do habitual espaço e contexto religioso».

«Com samba e temas populares, o programa promete, no mínimo, despertar a curiosidade do público», continua José Rodrigues, prometendo muitas surpresas ao longos dos vários concertos que terão lugar de 6 a 15 de maio, em algumas igrejas da cidade e do arciprestado de Braga.

A terceira edição do «Festival de Órgão de Braga», começa no dia 6 de maio, às 21h30, com um concerto na Sé Catedral. Denominado «Batalha de Órgãos», o espetáculo opõe os dois órgãos da Catedral, através de uma batalha musical entre o Órgão do Evangelho e o Órgão da Epístola.

No dia seguinte (7 de maio), o festival vai até à igreja de Conceição, no Instituto Monsenhor Airosa, para um concerto intimista ao estilo monástico.

Para o dia oito fica a tensão entre o sagrado e o profano. O Mosteiro de Tibães é o palco privilegiado para o concerto «Órgão & Amigos Medievais», em que o órgão atualiza uma época em que estes instrumentos não se confinavam ao ambiente sacro, estando também presentes em contextos profanos.

No dia 13 de maio, a igreja de Santa Cruz acolhe um espetáculo que vai conciliar as potencialidades do órgão de tubos com a sonoridade da gaita de foles. O desafio da conciliação musical está confiado ao jovem organista Thomas Ospital, que terá ao seu lado Cristian Sílva, um gaiteiro especializado em música tradicional galega.

Mais convencional vai ser a noite musical que, no dia 14 de maio, às 21h30, leva o concerto de órgão, violino e mezzo-soprano à igreja de Santa Maria de Adaúfe. Os dez intérpretes são todos provenientes da cidade polaca de Cracóvia e vão oferecer à capital minhota o que de melhor tem a tradição musical do leste europeu.

A igreja de S. Victor acolhe, às 15h30 do dia 15 de maio, o concerto de encerramento da terceira edição do «Festival de Órgão de Braga». O espetáculo assinala o regresso do órgão de tubos à musicalidade, depois de ter sido sujeito a longos trabalhos de restauro. O evento coincide com a comemoração dos 200 anos do órgão que notabiliza ainda mais o templo, que é um dos exemplares da arquitetura barroca.

* Um parte deste conteúdo foi elaborada com base na notícia (assinada pelo jornalista Joaquim Martins Fernandes) publicada no Diário do Minho de 28 de abril de 2016.