29 abril 2016

Sameiro acolhe a procissão arciprestal do Corpo de Deus

Fotografia Arquidiocese de Braga

Conselho Arciprestal

O anúncio foi feito pelo arcipreste aos membros do Conselho Arciprestal, na manhã do dia 26 de abril.

O Sameiro vai acolher, no dia 26 de maio, a procissão do «Corpo de Deus» que habitualmente se realiza a partir da Sé Catedral. Este anúncio foi feito pelo arcipreste, padre António Sérgio Torres, aos membros do Conselho Arciprestal, reunidos na manhã do dia 26 de abril, na sede do Arciprestado.

A decisão, depois de analisadas outras possibilidades, foi tomada em reunião do Conselho Arquiepiscopal e comunicada ao arciprestado de Braga, que, nos últimos anos, tem assumido a dinamização da referida procissão.

A «deslocalização» é motivada pela presença, nas ruas do centro histórico, da décima terceira edição da «Braga Romana», uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal que decorre entre os dias 25 e 29 de maio. A «novidade» deste ano está na coincidência com a data móvel da solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como «Corpo de Deus», que acontece no 60.º dia depois da Páscoa. Nos dois últimos anos, celebrou-se no domingo seguinte, devido à suspensão temporária do feriado em acordo firmado entre o Governo e a Santa Sé.

Após a celebração da eucaristia, presidida pelo arcebispo, Dom Jorge Ortiga, às 16h30, na cripta da Basílica do Sameiro, organiza-se a procissão com o seguinte itinerário: saída da cripta pelo lado sul em direção à «cruz alta»; inverte-se o itinerário tendo em vista a Basílica do Sameiro; à chegada, concluiu-se a procissão com uma breve alocução do arcebispo e a bênção final com o Santíssimo Sacramento.

Ao longo do percurso desta procissão eucarística vão ser propostos textos, exortações, orações e cânticos, preparados pelo Arciprestado, no sentido de favorecer o clima de louvor e adoração.

Há vários anos que a Vigararia Geral, principal responsável pela procissão, conta com o apoio e presença das paróquias do arciprestado de Braga, que se fazem representar com uma bandeira ou estandarte alusivos à Eucaristia ou ao Coração de Jesus.

Arciprestado na internet e redes sociais

A página do Arciprestado na internet, disponível oficialmente desde o dia 13 de abril, foi outro dos temas abordados pelo Conselho Arciprestal.

Os conselheiros (arcipreste, vice-arcipreste, secretário, tesoureiro, delegados de zona pastoral) tomaram a decisão de não imputar qualquer custo às paróquias para usufruírem da plataforma disponibilizada pela arquidiocese. Durante três anos, a tesouraria do Arciprestado assume a totalidade das despesas.

No mesmo dia 13 de abril foi aberta a conta do Arciprestado na rede social twitter (@ArciprestadoBRG) e alterada a designação da página no facebook (antes, facebook.com/paroquiasdebraga.org; agora, facebook.com/arciprestadodebraga).

Visitas Pastorais

Os delegados de zona pastoral pronunciaram-se sobre as visitas pastorais que estão a decorrer desde o início de fevereiro.

As paróquias da zona pastoral Cávado e as que pertenciam à anterior zona Este já receberam a visita do arcebispo ou de um dos bispos auxiliares. Até ao momento, tudo tem corrido com normalidade.

O arcipreste lembrou a importância de valorizar a reflexão proposta no documento de trabalho «Paróquias missionárias: misericórdia e criatividade». E pediu que as conclusões sejam entregues até ao final do mês de junho, para que, durante o próximo ano pastoral, se possa dar continuidade ao objetivo proposto: a partir dos números 27 a 33 da Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual («A Alegria do Evangelho») queremos centrar as visitas pastorais na realidade e na vida de cada comunidade; depois das visitas pretendemos fazer uma recolha das reflexões para apontar dois ou três caminhos pastorais.

Em breve será divulgada uma iniciativa para o último domingo de junho, como forma de assinalar o encerramento das visitas do arcebispo e dos bispos ao arciprestado de Braga.

O Conselho Arciprestal, que começou a oração e a leitura da ata da reunião anterior, volta a reunir, no mesmo local, na manhã do dia 24 de maio. Para 28 de junho, foi agendado um Conselho Arciprestal com a presença de todos os delegados arciprestais (delegados de zona e delegados de setor pastoral).