14 junho 2023

D. José Cordeiro preside peregrinação de Nossa Senhora de Antime

José António Ribeiro de Lima Carneiro

Primeira festa após o falecimento do Pe. Alfredo Saleiro decorre entre 1 e 9 de julho

A Peregrinação Arciprestal que decorre com a Festa de Nossa Senhora de Antime será presidida pela primeira vez por D. José Cordeiro, que fará o percurso entre a Antime e Fafe, acompanhando os milhares de peregrinos que se envolvem nessa grande procissão que se realiza no segundo domingo de julho. O Arcebispo Metropolita de Braga presidirá à Eucaristia na Igreja de Antime e depois à Eucaristia da chegada da procissão à Igreja Nova de S. José, celebrações nas quais se rezará especialmente pelo Pe. Alfredo Saleiro, falecido no passado mês de abril.

Nesse domingo, 9 de julho, para além da ausência física do Pe. Saleiro e da primeira presença de D. José Cordeiro nesta grande peregrinação arciprestal, ainda se registará como novidade a bênção de um mural dedicado a Nossa Senhora de Antime, construído pelo artista equatoriano Carlos Cando, durante a Cerimónia da Despedida, que decorre no Lombo.

Também a Missa Campal da chegada da procissão ficará marcada por uma novidade: será solenizada por um grande coro formado pelos elementos de todos os grupos corais do arciprestado e demais pessoas que se queiram associar a esta animação litúrgica. Para tal, haverá dois ensaios já marcados para os dias 20 e 27 de junho, às 21h, na Igreja Nova de S. José, dirigidos pela maestrina Verónica Costa e abertos a todos os coralistas que assim o queiram.

Encontro de Coros, pregações e inovações

Como já é tradição decorrerá no contexto da festa mais uma edição do Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, este ano nos dias 7 e 8, às 21h, na Igreja Nova. Trata-se da 42ª edição e irá reunir, como já é habitual, alguns dos grupos que animam as liturgias nas paróquias do arciprestado.

Para preparar espiritualmente esta Peregrinação, haverá novena com Missa e Pregação, de 3 a 7 de julho, às 20h, na Igreja de Antime, estando a pregação a cargo do Pe. Domingos Forte, Missionário da Consolata. Nestes dias, a Igreja estará aberta a partir das 15h permitindo-se a visita de devotos e peregrinos ao longo desta semana festiva.

Já no sábado, dia 8, haverá uma Procissão de Velas, com início na Capela de S. Brás, em Antime, seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21h30.

No sábado, dia 1 de julho, antes da abertura das portas da Igreja de Antime, e já com a imagem de Nossa Senhora descida do altar-mor, decorrerá uma representação teatralizada referente à lenda do achamento da imagem da Senhora de Antime. Trata-se de uma iniciativa inovadora idealizada e trabalhada pelo Município, na pessoa da Vereadora da Cultura, Paula Nogueira, em articulação com alguns artistas e coreógrafos.

Também se informa que decorrerá nos dias da festa no espaço do salão paroquial a exposição “Senhora de Antime. A fé de um povo”, que no ano anterior esteve patente no edifício do Arquivo Municipal.