22 novembro 2023

Clero de Fafe rezou pelos padres e diáconos falecidos

José António Ribeiro de Lima Carneiro

Palestra mensal definiu calendário das confissões de Advento e outras iniciativas pastorais

O Clero do arciprestado sufragou esta quarta-feira, dia 22, na Igreja Paroquial de Antime, os padres e diáconos naturais ou que serviram paróquias de Fafe e que já faleceram. Em especial fez-se memória agradecida do Pe. Alfredo Saleiro, que faleceu em abril deste ano e que durante perto de 40 anos trabalhou neste arciprestado.

A concelebração eucarística foi presidida pelo arcipreste, Pe. José António, e foi precedida do canto de Laudes do Ofício de Defuntos. Teve a participação de 15 padres, dois diáconos e de algumas dezenas de cristãos de várias paróquias.

Palestra mensal

Após a celebração teve lugar, em espaço acolhedor gentilmente cedido pelo Pe. Tiago Costa, a habitual reunião mensal (palestra) do clero de Fafe, que serviu para acertar o calendário das confissões de Advento, assim como para abordar outros assuntos de interesse comum e iniciativas arciprestais e diocesanas.

Desde logo a participação na assembleia diocesana do dia 2 de dezembro, na Igreja das Caxinas, com a decisão comum de providenciar a viagem em autocarro para os cristãos que desejem participar neste encontro. O autocarro partirá às 8h, junto ao Pavilhão Multiusos, e regressará a Fafe após o terminus do encontro, que acontecerá pelas 12h30. Quem desejar participar deve inscrever-se junto do seu pároco até ao dia 29 de novembro, sabendo que os lugares disponíveis são limitados à lotação do transporte.

Também se acertou a iniciativa já habitual do Natal em Família, que terá lugar no Teatro Cinema, no dia 28 de dezembro e que contará com a presença do Sr. Arcebispo D. José Cordeiro. Recorde-se que esta homenagem destina-se aos casais que celebraram ao longo de 2023 especiais bodas matrimoniais (25, 50, 60 ou mais anos) e também aqueles que casaram catolicamente ao longo deste ano. Há uma inscrição, gratuita e obrigatória, que deve ser feita junto do Pároco até ao dia 13 de dezembro.

A próxima palestra ficou marcada para dia 13 de dezembro e irá incluir uma visita à Casa Sacerdotal, em Braga.

Texto: Equipa Arciprestal de Comunicação

Foto: Jorge Oliveira