Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 30 Mai 2016
Jubileu Arciprestal da Família em Vila Nova de Famalicão
Encontro congregou famílias do Arciprestado em momentos de oração, reflexão, partilha e convívio.

No passado dia 21 de Maio, a Matriz Nova de Santo Adrião, Igreja jubilar do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, acolheu a celebração do Jubileu da Família e das famílias do Arciprestado, contando com a presença de 9 casais a celebrar as suas bodas matrimoniais de 1, 25, 50 e 60 anos.

Esta celebração, presidida pelo Vica Arcipreste, o P.e Francisco Carreira, e animada pelo coro de São Martinho de Cavalões, deixou interpelações para a família. A coincidência do jubileu da Família com a Solenidade da Santíssima Trindade ajudou a tomar consciência “da unidade, da comunhão, da relação e vida à qual a família é diariamente chamada a viver”. Mas para que tudo isto se concretize “é importante assumir uma atitude de abertura ao outro, diferente de si, mas complementado e enriquecido pelo outro”. Trata-se de “um aprender a receber para aprender a dar. Aprender a receber exige abertura, solicitude e humildade. Aprender a dar exige discernimento sobre o bem, o bom e o belo que oferecemos ao outro.  A Santíssima Trindade é esse permanente receber-se e dar-se na unidade da diversidade sem confusão nem igualitarismo, mas alteridade do dom, de tal maneira feito amor absoluto que apesar de serem três pessoas formam uma só essência: Deus”.

Os casais renovaram o seu compromisso matrimonial diante de toda a comunidade, sendo depois saudados com uma salva de palmas que procurou reiterar os votos de Parabéns a todos os casais e a todas as famílias.

No final da celebração da Eucaristia, serviu-se o jantar aos que se inscreveram para o efeito.

Seguiu-se depois o Concerto pela Família, organizado pela Equipa Arciprestal da Pastoral Familiar. Foi com muito agrado, animação e alegria que todos os presentes receberam o P.e Sandro Vasconcelos e a Banda Evangelium Cantate. O P.e Sandro empolgou todos os presentes com a sua presença, atitude e voz, fazendo do concerto um belo momento de oração e elevação do espírito. As suas músicas, acompanhadas da sua mensagem e da sua gestualidade criaram um ambiente alegre, de envolvência e família. Todos saíram mais comprometidos e mais fortalecidos para viver a alegria do Evangelho a partir deste concerto pela Família.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão