31 agosto 2016

Famalicão presta homenagem ao Monsenhor Joaquim Fernandes no dia do seu 100º aniversário

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

O sacerdote esteve grande parte da sua vida ao serviço do Arciprestado famalicense, como pároco de Santo Adrião e também como Arcipreste.

No próximo dia 6 de Setembro completa 100 anos de vida o Monsenhor Joaquim Fernandes. Tratando-se de uma personalidade incontornável de Vila Nova de Famalicão, de onde é natural, tendo também servido durante largos anos o Arciprestado famalicense, como pároco de Santo Adrião e também como Arcipreste, a data será celebrada com uma justa homenagem por parte de toda a comunidade civil e religiosa.

Deste modo, o seu centésimo aniversário será publicamente assinalado com um programa evocativo preparado pela Câmara Municipal, pela Arquidiocese de Braga e pela Associação Amigos de Famalicão, envolvendo o Arciprestado famalicense, a paróquia e a junta de freguesia de Mouquim, comunidade onde reside o Monsenhor Joaquim Fernandes.

O programa das celebrações, que têm lugar precisamente no dia 6, inicia às 17h00 com a recepção aos convidados, seguindo-se às 17h30 uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contará, entre outras, com uma intervenção do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. Mais tarde, às 19h00, tem lugar a celebração da Eucaristia na paróquia de Mouquim. No final será partilhado com toda a comunidade um bolo de aniversário.

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão apela, assim, à presença de todos, para que se possam associar ao Monsenhor Joaquim Fernandes neste dia particularmente alegre e festivo, “agradecendo-lhe e felicitando-o pelo dom da sua longa vida e da sua vocação, dedicados fielmente ao anúncio de Jesus Cristo, constituindo um autêntico testemunho de Fé, de amor e de dedicado serviço aos outros, que deixa um precioso legado, também de dimensão material, mas sobretudo imaterial, na vida da comunidade e das gentes de Famalicão”!