3 setembro 2016

Dia Arquidiocesano do Catequista no Sameiro

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Encontro desafia os catequistas de toda a Arquidiocese a contemplar, com Maria, a Misericórdia de Deus.

No próximo dia 10 de Setembro, sábado, realiza-se o Dia Arquidiocesano do Catequista, em Braga, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Esta iniciativa, promovida pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, tem lugar, à semelhança dos anos anteriores, no 2º sábado de Setembro, numa altura em que se aproxima a abertura de mais um ano catequético em todas paróquias, congregando milhares de catequistas provenientes de toda a Arquidiocese de Braga.

Em pleno Jubileu da Misericórdia e naquele que será o quinto ano pastoral dedicado à temática da Fé em toda a Arquidiocese, incidindo agora de modo particular sobre a “Fé Contemplada”, este dia estará subordinado ao tema “Com Maria contemplamos a Misericórdia do Pai”, contando com um programa recheado de propostas de formação e oração, pontuado também por agradáveis momentos de convívio e partilha que sempre se proporcionam entre todos.

Deste modo, o encontro inicia com o acolhimento, que desta feita tem lugar às 9h00 nas imediações do Coreto que se situa junto da Basílica do Santuário do Bom Jesus. Às 9h30 o grande grupo dos catequistas participantes segue em peregrinação até à Basílica de Nossa Senhora do Sameiro, com passagem pela Porta Santa, seguindo-se um momento de Oração na Cripta.

A partir das 11h20 e até às 15h30, os catequistas poderão distribuir-se livremente por várias iniciativas a decorrer em simultâneo, desde “14 caminhos para mostrar Deus”, apresentados pelas Equipas Arciprestais de Catequese a partir das diferentes Obras de Misericórdia, assim como Tendas de Oração. Ao longo do dia, quem assim o desejar, poderá também receber o Sacramento da Reconciliação ou ficar diante do Santíssimo em Adoração. Será ainda possível, pelas 12h00, assistir à apresentação do tema “Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo”, ou, já da parte da tarde, a partir das 14h30, ficar a conhecer um pouco melhor “A Mensagem de Fátima”, numa apresentação feita pela Ir.ª Ana Luísa Castro, da Congregação das irmãs da Aliança de Santa Maria, em representação do Santuário de Fátima.

O encontro termina com um novo momento de oração, às 16h00, que “enviará os catequistas a viver com alegria a missão do anúncio do Evangelho, contemplando a Fé a exemplo de Maria, e deixando uma marca bela da Misericórdia de Deus nas comunidades paroquiais onde foram chamados a servir”.