13 setembro 2016

D. Jorge Ortiga evocou o dom do sacerdócio nos 100 anos do Monsenhor Joaquim Fernandes

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Sacerdote aniversariante foi homenageado pelo serviço prestado à Igreja e à sociedade em Vila Nova de Famalicão.

No passado dia 6 de Setembro, terça-feira, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão viveu um dia especialmente festivo com a celebração do 100º aniversário do Monsenhor Joaquim Fernandes, numa ocasião em que D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, inspirado pelo testemunho vocacional do aniversariante, evocou o dom do sacerdócio.

As comemorações oficiais tiveram início às 17h30 com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou, entre outras, com uma intervenção de D. Jorge Ortiga, tendo-se destacado a vida e a obra deste sacerdote natural do Arciprestado famalicense, que esteve também ao servido do mesmo durante largos anos como pároco de Santo Adrião e também como Arcipreste.

Mais tarde, às 19h00, teve lugar um dos pontos altos das comemorações, com a celebração da Eucaristia na paróquia de Mouquim. Presidida por D. Jorge Ortiga e animada pelo Coro da Escola de Ministérios do Arciprestado, a missa realizou-se ao ar livre, no adro e estrada adjacente à Igreja paroquial. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de sacerdotes, assim como várias entidades civis que se fizeram representar, tais como a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, sendo estas duas últimas as freguesias onde, respectivamente, ainda reside e residiu na sua juventude o Monsenhor Joaquim Fernandes, os Bombeiros Famalicenses, entre outras.

Na homília proferida, D. Jorge lembrava que “os paroquianos devem sempre apoiar e ajudar os seus párocos, não só nos momentos de alegria, mas também, e sobretudo, nos momentos de dor e dificuldade”. Inspirado pelo testemunho da longa vida, marcada pelo amor ao Evangelho e pelo serviço à Igreja, do Monsenhor Joaquim Fernandes, o prelado enfatizou a importância “do carinho e da estima constante que os paroquianos devem ter para com o seu pároco”.

Além disso, D. Jorge salientou ainda que “o Monsenhor Joaquim Fernandes foi sempre um bom conselheiro para com os Arcebispos, os sacerdotes e as famílias carenciadas, junto das quais desenvolveu um importante trabalho”, destacando-se “a fundação das Casas dos Pobres”, para além da especial “vitalidade que deu à Creche Mãe”.

No final da Eucaristia foi partilhado com toda a comunidade um bolo de aniversário, acompanhado de espumante, o que permitiu um momento de agradável e descontraído convívio entre todos, com muitos dos presentes a terem oportunidade de felicitar pessoalmente o sacerdote aniversariante que no final deste dia intenso, repleto de homenagens, se revelou emocionado, cansado, mas muito feliz.

Deste modo, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, na pessoa de cada um dos seus sacerdotes e de todos os cristãos, aproveita para reiterar ao Monsenhor Joaquim Fernandes “os votos de Parabéns, agradecendo-lhe e felicitando-o pelo dom da sua longa vida e da sua vocação sacerdotal, marcados pela radicalidade do serviço e pela perseverança no anúncio fiel da Fé e da Misericórdia de Deus”!