4 novembro 2016

Misericórdia dá o mote a Semana de Oração pelos Seminários

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Os cristãos do Arciprestado de Famalicão são convidados a rezar especialmente pelos Seminários da Arquidiocese de Braga.

A Igreja vive e celebra entre os dias 6 e 13 de Novembro a Semana de Oração pelos Seminários, que, tendo este ano como base o Jubileu da Misericórdia, destacando a importância desta componente no desenvolvimento das vocações, apresenta-se subordinada ao lema “Movidos pela Misericórdia de Deus”.

Assim, ao longo destes dias, todos os cristãos são particularmente convidados a intensificar a sua oração pelos Seminários, numa atitude comprometida e orante, rezando por todos aqueles que se sentem chamados à vocação sacerdotal, na certeza de que esta “é fruto do encontro do Deus misericordioso com o homem perdido e que é encontrado, com o homem morto e que revive”, tal como consta na mensagem para esta semana.

Nós, cristãos do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, somos convidados a rezar especialmente pelos Seminários da nossa Arquidiocese de Braga, isto é, pelos seus seminaristas, mas também pelos seus formadores e por todos os que ali trabalham e colaboram.

O Seminário, enquanto espaço e tempo necessário para a formação presbiteral, é, pela sua natureza e missão, lugar onde “os jovens aprendem a misericórdia do Pai para depois se poderem entregar ao serviço dos outros. Estar aberto a uma missão na Igreja Católica, ao sacerdócio, ao celibato, a fazer das comunidades a própria família, implica uma conversão radical que só é possível em quem faz na sua vida a experiência da misericórdia de Deus”.

Para melhor vivermos e celebrarmos esta semana, realiza-se uma Vigília de Oração pelos Seminários, no dia 11, sexta-feira, às 21h00, na Igreja do Seminário Conciliar de Braga, na qual todos estamos convidados a participar, para que, “congregados e comprometidos em Igreja, rezemos para que os Seminários sejam comunidades vivas de discípulos de Cristo e irmãos no presbitério e para que todos nós, assim como as nossas famílias e comunidades, possamos contemplar e anunciar a alegria de nos sentirmos transformados pelas maravilhas da infinita misericórdia de Deus”!