3 dezembro 2017

Vigília de Oração pelos Seminários no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Celebração, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar, congregou grande número de fiéis.

No âmbito da Semana de Oração pelos Seminários, assinalada de 12 a 19 de Novembro e cujas celebrações este ano a Arquidiocese de Braga centrou no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, no passado dia 24 de Novembro, sexta-feira, teve lugar na Antiga Matriz de Famalicão uma Vigília de Oração pelos Seminários.

A celebração, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, contou com a presença dos Seminários da Arquidiocese de Braga, isto é, dos seus reitores, formadores e seminaristas, além de vários sacerdotes e um grande número de fiéis provenientes das diferentes comunidades do Arciprestado famalicense.

Num momento de oração que procurou enfatizar a vocação sacerdotal e os Seminários, enriquecido pela beleza do canto e pelo testemunho de um seminarista famalicense, D. Nuno Almeia lembrou a importância de “rezarmos pelos Seminários, enquanto casa de formação dos futuros pastores da Igreja”. O prelado referiu também que celebrar uma Semana dedicada a esta causa é para nós “ocasião de alegria, da alegria de nos sentirmos chamados por Deus”.

Evocando a atitude de Maria nas Bodas de Caná, D. Nuno salientou que “devemos viver permanentemente atentos e vigilantes em relação a nós e a todos aqueles que nos rodeiam”. Deste modo, e como acrescentou, “poderemos sentir que a interpelação de Maria, dizendo-nos para fazer tudo o que o seu filho nos disser, é para todos nós que, enquanto discípulos missionários, somos chamados a servir e a anunciar Jesus Cristo com a docilidade e a ternura de Nossa Senhora”. Ao terminar a sua partilha, o prelado referiu ainda que nesta lógica de obediência ao chamamento do Senhor, “os Seminários são casa da esperança e sementes de esperança no meio do mundo”.