Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 4 Out 2018
Novo pároco tomou posse em Abade de Vermoim
Comunidade acolheu em festa o P.e Manuel António Sá Lopes.

Foi com alegria que, no passado domingo, dia 30 de Setembro, a comunidade de Santa Maria de Abade de Vermoim, no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, se reuniu para acolher o seu novo pároco, o P.e Manuel António Sá Lopes, na celebração de tomada de posse que teve lugar às 16h00, na Igreja Paroquial.

A Eucaristia contou com grande número de fiéis que quiseram, assim, dar graças pelo dom do sacerdócio e receber em ambiente festivo o seu novo pastor, que é também pároco de três outras comunidades do Arciprestado famalicense (S. Martinho de Avidos, Divino Salvador de Lagoa e S. Tiago de Areias). Nesta comunidade de Abade de Vermoim, o P.e Manuel António substitui agora o P.e Joaquim Machado Mesquita, que, por sua vez, foi nomeado pároco de S. Lourenço de Celeirós e Sta. Ana de Vimieiro, do Arciprestado de Braga.

Na celebração marcaram também presença outros sacerdotes, entre os quais o Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o P.e Armindo Paulo Freitas, que empossou o novo pároco em nome de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, dirigindo ainda palavras de gratidão ao seu antecessor, o P.e Mesquita, destacando “a sua humildade, simplicidade, bom conselho e perseverança durante os anos em que esteve ao serviço do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão”. Na sua intervenção, o Arcipreste deu também as boas-vindas ao sacerdote que assume esta nova missão, incentivando as comunidades paroquiais a “continuar a percorrer um caminho de Santidade”, procurando “Ser Esperança, tal como nos propõe a nossa Arquidiocese de Braga neste segundo ano do triénio dedicado à segunda virtude teologal”.

Por sua vez, também o sacerdote empossado se comprometeu com mais esta paróquia que lhe foi agora confiada, enfatizando o desejo de que “a mesma possa viver ao jeito das primeiras comunidades cristãs”.

Entretanto, prosseguem as tomadas de posse no Arciprestado. No próximo domingo, dia 7 de Outubro, às 15h30, o P.e João Manuel Pinheiro Antunes é acolhido como o novo pároco de S. Simão de Novais. No mesmo dia, mas às 17h30, toma posse na paróquia de Santa Marinha de Lousado o Monsenhor Manuel Joaquim Carvalho Fernandes.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão