Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 11 Out 2018
Tomadas de Posse em S. Simão de Novais e Lousado
Comunidades receberam os seus novos párocos com alegria.

No passado domingo, dia 7 de Outubro, tiveram lugar mais duas das tomadas de posse previstas para o início deste ano pastoral no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

Deste modo, as paróquias de S. Simão de Novais e Santa Marinha de Lousado receberam em ambiente festivo os seus novos pastores.

Na primeira comunidade, na Eucaristia marcada para as 15h30, tomou posse o P.e João Manuel Pinheiro Antunes. Por sua vez, em Lousado, às 17h30, foi acolhido como novo pároco o Monsenhor Manuel Joaquim Carvalho Fernandes. Este último, sendo também pároco de outra comunidade do Arciprestado famalicense (S. Mamede de Ribeirão), contará com ajuda do P.e Abel Maia enquanto sacerdote colaborador.

As celebrações decorridas nas duas comunidades contaram com grande número de fiéis, que quiseram, assim, reafirmar o seu testemunho de fé e dar graças pelo dom do sacerdócio, acolhendo com alegria os novos párocos.

Em ambas esteve também presente o Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o P.e Armindo Paulo Freitas, que empossou os novos párocos em nome do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. O Arcipreste dirigiu ainda palavras de “gratidão” aos seus antecessores, o P.e Joaquim Machado Mesquita, até agora pároco de S. Simão de Novais, e o P.e Eusébio Esteves Baptista, que paroquiou a comunidade de Lousado durante os últimos 38 anos, entregando a ambos uma lembrança do Arciprestado e do Clero de Famalicão, que procura, precisamente, expressar o agradecimento por tantos anos ao serviço de diferentes comunidades do Arciprestado. Nas suas intervenções, o P.e Armindo deu também as boas-vindas aos sacerdotes que assumem esta nova missão, incentivando as paróquias “a viver em comunhão com o seu pároco, procurando com ele caminhar e tecer comunidades acolhedoras e marcadas pela Esperança”, tal como nos é proposto pela Arquidiocese de Braga.

Por sua vez, também os sacerdotes empossados se comprometeram com as paróquias que lhe foram agora confiadas, salientando “a alegria sentida pelo acolhimento recebido” e afirmando o seu desejo de “caminhar, unidos aos seus paroquianos, em direcção a Cristo Jesus”.

Entretanto, no próximo domingo, dia 14 de Outubro, o P.e João Manuel Pinheiro Antunes toma posse como pároco de Divino Salvador de Delães e de S. Miguel de Seide, às 15h30 e às 17h30, respectivamente.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão