21 janeiro 2020

ACANUC 60||20

Vila Nova de Famalicão

A grande aventura está em contagem decrescente!

Esperamos reunir aproximadamente 2000 escuteiros no Centro Escutista do Núcleo de Famalicão de 1 a 4 de agosto.

O que tem de especial este ACANUC?

Em primeiro lugar, é a grande atividade do teu Núcleo. Do nosso Núcleo que está em festa, pois este ano comemoramos 60 anos de existência.

Em segundo lugar, porque és convidado a renascer a cada dia. Se estivestes no lançamento do ACANUC ou se o teu guia esteve, certamente saberás que o Imaginário geral e o tema falam da Fénix e da sua capacidade de renascer das cinzas a cada ciclo. Assim, o nosso desafio é que te prepares para Renascer a cada novo dia, Renascer de Ti, fazer mais e melhor que no dia anterior, alimentado por Aquele que nos guia.

É nosso propósito que este seja o maior ACANUC de sempre. A sua preparação tem como principal objetivo proporcionar aos nossos escuteiros experiências e momentos de crescimento individual e coletivo, para que no final se sintam capazes de pensar os próximos 60 anos. De forma a que os nossos dirigentes e candidatos a dirigentes absorvam o entusiasmo destas crianças, adolescentes e jovens, e consequentemente se sintam motivados por eles e com eles na realização de todos os seus sonhos. Que os ajudem a abraçar, por muito pequenos que sejam os seus braços, o nosso movimento e em particular o nosso núcleo, consolidando assim o sentimento de proximidade, partilha e união, o sentimento de corpo que tanto nos identifica.

Tudo isto só será possível se começarmos a trabalhar e a colocar em prática, desde já, o método e a técnica escutista, aliados aos desafios tecnológicos que nos são colocados diariamente e que devem ser encarados como uma oportunidade de crescimento e não como uma ameaça aos nossos princípios e valores. Ao longo dos 4 dias de atividade, serás convidado a potenciar o teu campo e as suas infraestruturas, terás atividades dentro e fora de campo, queremos que este ACANUC te marque e que deixes a tua marca no CENF e nas comemorações dos nossos 60 anos.

Os 4 dias de atividade serão intensos e terás de te preparar previamente, por isso desde do lançamento do ACANUC que te proporcionamos dinâmicas e desafios para que realizes e vivas em bando, patrulha ou equipa, em interação com outros agrupamentos.

Tudo isto será possível com o apoio incondicional dos nossos Caminheiros, a participação deles será uma oportunidade educativa de serviço, que os próprios Caminheiros desenharam a exemplo de edições anteriores, dando assim testemunho de verdadeiros Homens Novos, à imagem de Jesus Cristo, que se apagam para ser luz, que se ofuscam em beneficio dos escuteiros mais novos e que desta forma, através do seu exemplo, os impelem a quererem ser um deles amanhã.

Termino, lembrando que o countdown para a grande atividade começou, com a abertura das inscrições, e faço um apelo a todos que queiram participar que o façam com a alegria que nos caracteriza e que os Caminheiros, Dirigentes e candidatos a Dirigente façam tudo para que o sorriso seja a grande avaliação deste ACANUC.

(Re) Nasce de ti, abre as tuas asas, e faz do mundo um lugar melhor!

Carlos Araújo