24 janeiro 2020

XV JORNADA DA FAMÍLIA

Vila Nova de Famalicão

“QUEM MANDA AQUI!?” EDUCAR PARA OS AFETOS

"As crianças saudáveis também ficam tristes". Esta afirmação do pedopsiquiatra Eduardo Sá pode ser desconcertante, mas na verdade ela introduz-nos no espaço familiar da educação para os afetos. Diria que as crianças, os jovens ou os adultos saudáveis são aqueles que aprendem, desaprendem e voltam a aprender.

Tudo isto é um processo que atravessa a vida inteira que passa pela alegria e pela tristeza, pelo sabor das vitórias e pela frustração das derrotas. E no meio do crescimento e amadurecimento saudável de qualquer um de nós estão necessariamente os nossos pais e a família.

Educar hoje, como outrora, é uma missão exigente. Educar exige amor, confiança, confrontar-se com a realidade e contemplar o mistério da vida que vai discorrendo no dia a dia...

Todos sabemos que família é o berço das sociedades. Ela é o lugar da esperança para uma humanidade que está sempre num processo de redescoberta e de aprendizagem.

Mas a realidade das violências domésticas, dos abusos de autoridade, dos maus tratos aos idosos, dos ataques desesperados aos professores, aos médicos e aos enfermeiros, das crueldades entre namorados, fazem-nos questionar o papel e a função educativa dos pais nas famílias.

“Quem manda aqui?!” é a pergunta furiosa de muitos pais, diante dos seus filhos, já em desespero, sem saber o que fazer, a tentar impor-se pela autoridade de pai ou mãe. Pergunta que pode culminar em ameaças pouco pedagógicas: “Estou farto de vocês! Um dia destes deixo-vos e depois vão ver o que custa!!”.

Dizemos que tudo começa no berço ou então, em tom acusatório, dizemos de alguém que não tem boa educação que não teve berço.

Será esta a crise da família e por consequência da sociedade!? Será que faltam aos pais competências para educar para os afetos, para criar laços de estima e respeito recíprocos!?

Alguma coisa se passa para as novas gerações serem mais instáveis emocional e afetivamente, para não conseguirem dominar os seus ímpetos verbais e físicos.

Qual o investimento feito para ajudar os pais, a serem mais capazes de educar para os afetos, a saberem dizer não e a saberem dizer sim!? Como podem os pais gerar pessoas conscientes e responsáveis pelo bem da família, pelo bem comum, pelo bem da sociedade!?

Sabemos que não há famílias perfeitas nem pais perfeitos. Mas sabemos também que muitas vezes a sociedade tem sido opressora da família. Não lhe dá oportunidades para que os pais disponibilizem tempo em quantidade e qualidade para os seus filhos. E a falta de tempo pode levá-los a tomar decisões erradas. Pode levá-los a descuidarem da sua função de primeiros e principais educadores. Pode, por fim, leva-los a delegar em terceiros o que lhes é devido e próprio.

Num tempo dominado por equipamentos digitais, que os mais novos controlam, continua a fazer sentido recorrer à simplicidade de meios mais banais para uma experiência educativa e afetiva em família. Há formas de estar em família que espevitam a criatividade relacional. Os afetos podem traduzir-se de muitas formas e feitios. Inventar um brinquedo ou um jogo em família pode ser uma dessas formas. A família pode ser a autora do seu caminho educativo. E só na medida em que é autora é que poderá também adquirir a devida autoridade para educar para os afetos.

E qual é o papel da Igreja nisto tudo!? A Igreja tem esta missão de buscar a originalidade da família e ajudar cada pai e mãe a encontrar o seu jeito de educar para os afetos.

Que esta XV Jornada da Família possa ser mais um contributo às famílias na sua exigente, mas apaixonante missão de ser esperança para o mundo.