Arquidiocese de Braga -

21 fevereiro 2024

“Encorajados para a missão”

Fotografia EAC_Guimarães

EAC_Guimarães

Dia Arciprestal teve como tema principal a “EUCARISTIA”

\n

Cerca de três centenas e meia de catequistas, participaram no “Dia Arciprestal do Catequista 2024”, realizado na tarde do passado sábado, dia 17 de Fevereiro, na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, promovido pela Equipa Arciprestal para a Catequese Guimarães – Vizela (EAC).

Este Dia Arciprestal teve como tema principal a “EUCARISTIA”. A EAC foi ao encontro do tema escolhido para o 5º Congresso Eucarístico Nacional «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n'O ao partir o Pão” (Lc 24,35)», que se realizará em Braga de 31 de maio a 2 de junho, do corrente ano.

Sobre o tema, distintos oradores convidados, dinamizaram um conjunto de ateliers, para os nossos catequistas interiorizar e refletir assim como facultar ferramentas, tais como: Alfaias e Paramentos Litúrgicos, Ano Litúrgico, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística, Missal e Lecionários e Música na Liturgia.

No encontro inicial, antes da oração, esteve presente o Arcipreste Padre Samuel Vilas Boas. Não só deu as boas vindas aos catequistas presentes, como também apresentou a nova equipa arciprestal, composta pelo Paulo Silva, Pedro Cardoso, João Paulo Pereira, Andreia Ferreira e Elsa Ribeiro, e ainda o novo assistente para a catequese, o Padre Francisco Xavier, encorajando-os para a missão nos próximos 5 anos e para tal pediu a colaboração de todos os catequistas. O novo assistente, por sua vez, também agradeceu a presença, em grande número, dos catequistas em mais um Dia Arciprestal.

Este ano, o Dia Arciprestal terminou com uma Eucaristia, também muito participada, na Basílica de S. Pedro do Toural, celebrada pelo seu Capelão Padre José Silvino e concelebrada pelo Vice-Arcipreste, Padre Paulino Carvalho.