Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
16 Jan 2019
Semana das vocações no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
Semana Vocacional foi apresentada esta manhã ao clero.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Esta quarta-feira, dia 16 de janeiro de 2019, reuniu-se, em Balasar, nas instalações da Fundação Alexandrina de Balasar, o Clero do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, sobre a presidência do Sr. Arcipreste Padre Manuel Casado Neiva. 

A reunião mereceu um destaque especial dos Padre Mário e Rúben, do Seminário Menor de Braga, que vieram falar sobre a Semana das vocações no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. 

O Padre Mário sensibilizou os sacerdotes para a dinâmica vocacional e, de seguida, apresentou o programa que ainda não está concluído na sua totalidade. Do mesmo destacam-se várias datas. No dia 30 de março das 10:00h às 12:00h realiza-se um encontro com agentes de pastoral, nas Caxinas. No dia 6 de abril, em local e hora a definir vai ser apresentada uma Peça de Teatro pelo Grupo de Teatro São João Bosco. Os dias 4 e 5 de maio e 11 e 12 de maio ficam reservados para a presença nas celebrações, catequese da adolescência e grupos de jovens nas paróquias. De notar que as catequeses vocacionais estão destinadas de modo especial aos grupos do 7 ao 10 anos. No mesmo horário a equipa vocacional propôs a sua presença nos locais de peregrinação do arciprestado. 

O departamento arquidiocesano dinamizará, a par de todas estas atividades, entre os dia 5 e  12 de maio, uma página no Jornal Diário do Minho, bem como nos meios de comunicação local. 

Entre os dias 6 e 10 de maio, pretendem ainda estar presentes em algumas escolas, nas aulas de Religião e Moral. 
No dia 10 de maio às 21h30 haverá uma Vigília de Oração pelas Vocações, na Igreja Matriz da Póvoa.

Após a apresentação da Semana Vocacional, o Sr. Arcipreste deu voz aos departamentos arciprestais. Foi feito o ponto da situação da Pastoral Juvenil, seguindo-se as conclusões da reunião com o Chefe José Maria, Chefe do Núcleo Cego do Maio acerca deste tema. No final foi divulgada a iniciativa que irá decorrer no dia 18 de janeiro às 21h00, em São Pedro de Rates, com o nome “explica-me lá isso”, onde será refletido a juventude e a Igreja depois do Sínodo de Roma. 
Na área da comunicação foi feita uma breve explanação sobre o trabalho que se tem realizado, bem como os projetos a breve prazo para o Arciprestado. 
Na Pastoral Familiar encontra-se em preparação mais um CPM. 
No setor socio-caritativo está-se a trabalhar no sentido de mais formação dos seus agentes.

Em seguida foi apresentada a proposta pela Faculdade de Teologia para a Escola de Ministérios no nosso Arciprestado. A mesma terá a duração de 5 anos, uma noite por semana, com duas horas de formação.

Foram também apresentadas as conclusões da última reunião do Colégio de Arciprestes do dia 8 de janeiro onde se debateu: Que Igreja Queremos? Avaliação sobre a Missão e a proposta pastoral para o Tempo Comum e Quaresma. Em relação aos padres em Missão foi lembrada a realidade da paróquia de Santa Cecília de Ocua - Pemba - Moçambique, sendo sensibilizados os sacerdotes presentes para esta realidade missionária.

Ao terminar a mesma, foi lembrado o encontro com os conselhos económicos no dia 25 de janeiro, às 21h00 em Famalicão, pedido aos párocos o preenchimento e entrega do questionário diocesano, o Dia Mundial do Doente em Balasar a 11 de fevereiro, e analisada a proposta relativa à transmissão da Eucaristia pela RTP.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Semana Vocacional  •  Balazar  •  Arciprestado  •  Póvoa de Varzim  •  Vila do Conde  •  Vocações  •  Catequese  •  CPM  •  Faculdade de Teologia  •  Ministérios  •  Formação  •  Pemba  •  Santa Cecília de Ocua  •  Moçambique  •  Dia Mundial do Doente  •  RTP  •  Eucaristia
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
Contactos
Vice-Arcipreste:

Paulo César Pereira Dias