<< Inicio < Anterior 1 / 4 Seguinte > Fim >>

2013 Maio 17 | zuleidefsa@gmail.com
Material catequetico do dia 19/02/2013
Materia do encontro de catequese da FASE ESOECIAL do dia 19/05/2013
2009 Janeiro 13 | Maria Iacy Alves Carvalho cavalcante
Parabéns
Parabéns, pela dedicação de cada um que colabora com este espaço maravilhoso.
2008 Dezembro 23 | Armandina
Santo Natal!
Para os responsáveis da Arquidiocese de Catequese e para todos os catequistas desejo um Santo Natal e um ano de 2009 repleto de luz, saúde e paz!
2008 Dezembro 06 | Liliana
Texto para ofertorio
Olá! Sou de guimaraes e os meus avós fazem amanha as bodas de ouro e eu ando á procura de um texto para o ofertorio. Será que me podem ajudar! O meu mail é liliana_99_mrc@hotmail.com. Se me puderem enviar algumas sugestoes agradecia.
2008 Novembro 23 | buzi
Microsoft
Buy cheap cialis online :
http://forums.megagames.com/forums/member.php?u=190087
2008 Novembro 21 | Joao
Musica SOMOS UM
alguem tem a musica "somos um" proposta para o sétimo volume ??? se tiverem sera que me podiam enviar pro meu email ? joaoakajony@gmail.com
2008 Novembro 06 | maria elena
celebração de natal
sou catequista na catedral de maringa e estamos precisando de sugestoes para celebração do natal com as crianças que sera celebrada dentro do templo. nao pode ser muito longa.mas emocionante.obrigado
2008 Novembro 06 | maria elena
celebração de natal
sou catequista na catedral de maringa e estamos precisando de sugestoes para celebração do natal com as crianças que sera celebrada dentro do templo. nao pode ser muito longa.mas emocionante.obrigado
2008 Outubro 26 | António
Catequese
Olá Maria
O que eu queria dizer é que a Catequese deve dar educação às pessoas para estrarem na Igreja e na Sociedade, como presença de Cristo.
2008 Outubro 24 | Maria
catequese
Ola António,
desculpa tratar-te assim com tanta proximidade, apesar de nao nos conhecer-mos, mas como em Igreja somos todos irmãos devemos tratar-nos assim, com muita proximidade.
O que entendes tu por catequese? e quem é a sociedade? e a Igreja?
Eu sou Igreja, faço parte desta sociedade (apesar de nao me identificar com ela em muitas situações) e faço catequese, tu tens uma opinião, nao queres partilhar?
2008 Outubro 24 | António
Catequese
Catequese é para toda a sociedade e não apenas para a Igreja.
2008 Outubro 09 | laila dias frança
pedao
senhor pedoa eles nao sabe que eles fases .
2008 Setembro 29 | Teresa Miranda
Olá
Caríssimos Irmãos em Jesus,

Sou Catequista do 6º ano na quasi-paróquia de Vila Nova da Caparica e procurando conteúdos na internet para preparar a 1ª Reunião de Pais da Catequese 2008/2009 encontrei o vosso site do qual me tornei uma admiradora acérrima e pelo qual vos congratulo – pela imagem geral do mesmo, pelos seus conteúdos e mais importante por partilharem os vossos recursos e dessa forma ajudarem catequistas como eu que encontram tantos recursos brasileiros e tão poucos portugueses para as nossas catequeses.

Encontrei um vídeo lindíssimo, que já conhecia na sua versão em inglês sob o título “Já agora, vale a pensa pensar nisto!”, mas ao tentar o download o link remete para um erro e não deixa efectuar o download. Pensei usá-lo nesta primeira reunião pelo que peço a vossa ajuda para poder guardá-lo numa pen ou num cd e poder mostrá-lo à nossa comunidade na reunião.

Antecipadamente grata, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

2008 Agosto 12 | Armandina
Catequese
Olá Preciosa

As exigencias do teu Pároco não são apenas na tua paróquia mas tambem ,infelizmente, em muitas paróquias da nossa Diocese incluindo a minha. No entanto, devemos nós todos juntos como afirmou a Ana Maria unir todas as nossas forças e afirmarmo-nos como verdadeiros cristãos que acreditámos num DEUS VIVO(Ressucitado)e não um CRISTO pregado na cruz eternamente. Na minha opinião a principal catequese é o acolhimento que devemos fazer para assim os nossos catequizandos , pais e toda a comunidade se sintam numa igreja firme e sólida. Dar-lhes a conhecer um Deus clemente ,compassivo e cheio de misericórdia. Quanto ao decorar formas isso o teu Paroco que estude por favor o guia do catequista para ver se encontra esse tipo de catequese. É importante sim saber mas sobretudo transmitir o verdadeiro significado das coisas e não apenas decorar. Principalmente comprender,l evar a conhecer e seguir Jesus utilizando as mesmas palavras que ELE mesmo utilizou, viveu e transmitiu aos seus discípulos, palavras de amor , compreensão e perdão. A minha catequese baseia-se no catecismo tendo em conta como principalmente a oração em cada tema. Baseio-me na experiência humana, expressão de Fé (oração) e a dinâmica pois ajuda a completar um ambiente alegre e saudável. Aqui fica um alerta a todos os catequistas: nestas situações devemos de ter a coragem de dizer educadamente aos nossos PÁROCOS que tambem eles se deveriam reciclar!
2008 Agosto 11 | Ana Maria Silva
Forma de agir do Pároco
Foi a primeira vez que visitei este fórum, e dei logo com um assunto que tem sido muito polémico; a forma de estar dos nossos párocos. E a nossa como catequista? Será que tiramos um pouco de tempo para falar com o padre para mostrar a nossa forma de fazermos catequese? Mostramo o guia para ele poder ver os temas e as formulas desse ano de catequese? Fazemos comunidade? Ou seja, reunimos catequistas, catequistas coordenadores, pároco e até mesmo os pais? Não teremos nós catequistas, necessidade de refletir sobre como, para quem e de que forma fazemos catequese? Eu sei que não os párocos que têm os defeitos todos, e que não devemos ser só nós catequista a trabalhar na catequese. Deverá penso eu, ser um trabalho de todos. Temos que saber envolver, crianças, pais, pároco e toda a comunidade. Temos que trabalhar em comunidade. Penso que enquanto não forem todos a trabalhar em conjunto, nada ou pouco resulta.
E para conseguir trabalhar desta forma, temos um documento que nos indica as formações que o DAC colocou á nossa disposição onde podemos inscrever para melhor conhecimentos em muitas areas. Quem sabe se com nova formação não temos novas experiências, mais conhecimentos e mais motivação.
Eu faço catequese com os novos catecismos, porque faço com a adolescencia, e gosto muito.
Força.
2008 Agosto 11 | Preciosa
Catequese
Olá, Armandina!
Obrigada pela tua mensagem de encorajamento.
Se calhar não me fiz entender em relação às minhas dúvidas: a principal falta de motivação neste momento é por não acreditar que estas exigências do nosso pároco vão resolver os problemas que existem e que em vez disso afastem ainda mais os pais da Igreja.
É que a enormidade de perguntas que ele quer que os miúdos decorem ultrapassa em muito o que está no catecismo deles. A questão que eu ponho é a seguinte: será assim que as crianças descubram e conheçam melhor Jesus? Ou dito de outra maneira, qual será a melhor forma de as levar a conhecer melhor e a querer seguir Jesus? Ou não será esate o principal ojectivo da Catequese?
Como é a vossa Catequese? Seguem o catecismo, ou têm outros métodos?
Obrigada. Preciosa
2008 Agosto 08 | Armandina
Doutrina
Ola Preciosa
É verdade pois infelizmente acontece em mais paróquias tudo aquilo que comentaste. É de lamentar as atitudes que os nossos catequizantes e pais têm mas não podemos desanimar mas sim animar pois nem tudo está perdido. Estou convencida que felizmente o nosso esforço não é em vão por isso temos de ser mais positivas e tentar lidar com a situação o mais real possivel e acreditar que da semente por vezes lançada à terra dará raízes, por isso, aqui tens o meu apoio . Tenta acreditar em ti e assim será mais fácil para vencermos todos juntos este desafio da nossa sociedade.

Armandina
2008 Agosto 04 | Preciosa
Catequese e doutrina
Como deve ser comum na maior parte das paróquias actualmente, estamos a debater-nos com dificuldades na catequese, que vão desde o pouco compromisso dos catequistas (grande parte não participa seque nas poucas reuniões anuais que são feitas), até à desresponsabilização dos pais nestaárea. A maioria das crianças não vai habitualmente à missa porque os pais também não vão. O desintersse e o mau comportamento das crianças e adolescentes agrava-se da anopara ano e os catequistas desgastam-se e desmotivam porque não vêem resultados do seu esforço.
este ano com amudança de pároco nesta paróquia, este quer remodelar completamente a metodologia da catequese, exigindo por exemplo a memorização de muitas fórmulas para cada etapa (fazendo lembrar-me a minha própria catequese de há 40 anos atrás), como condição esencial para a realização da 1ª Comunhão e Crisma.
Como catequista, tenho-me sentido bastante perplexa e ainda não tenho uma opinão formada sobre este assunto, o que está a dificultar o meu envolvimento e a minha motivação na catequese.
Agradecia opiniões que me ajudassem a clarificar melhor esta questão. Obrigada.
Preciosa
2008 Junho 27 | Maria
perto, sempre perto
Ola,
de longe a longe dou uma espreitadela no forum, e desde que vi o desabafo da Lucia, fiquei preocupada, porque isto nao é só um problema da Lucia, qualquer catequista pode ter problemas destes, e qualquer catequista pode ter um catequista no seu grupo com este tipo de problemas e nao saber, ou entao não saber ajudar, de vez em quando lembrava-me da Lucia e pensava, "o que será que lhe disse o Pe. Luis???" afinal o Pe. Luis nao lhe disse nada porque ela não telefonou, foi bom assim, agora ja todos temos a resposta, ou a solução (ões), um nº de telefone à disposição, e um exemplo de catequista que se deixa guiar por Ele, que todos nos deixemos Guiar por Ele e isto vai tudo correr bem, são apenas desabafos de filhos fracos que somos, eu não vou nem sequer aqui deixar os meus desabafos, não tem espaço para tantos, vou como a Lucia esperar que Ele me persiga e me conduza na preparação de um novo ano de catequese.
Um forte abraço a todos os catequistas
2008 Junho 16 | P.e Luís
Perto, sempre perto, a fazer caminho
Olá Lúcia!
Fico feliz por a saber mais calma e tranquila, mas acima de tudo com garra para caminhar com Ele.
Sempre que precisar pode contar comigo e com os diversos Serviços do DAC. Estamos sempre por cá... na distância de um mail (catequese@diocese-braga.pt), de um telefonema (253203180) ou na ponte com a sua Equipa Arciprestal de Catequese.

<< Inicio < Anterior 1 / 4 Seguinte > Fim >>

Mostrar


Copyright © 2007 BRAGA, DEPARTAMENTO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE
DAC | Notícias | Documentos Diocesanos | Agenda | Catequistas | Multimédia | Fórum | Opinião | Centro de Recursos
E-learning | Sítio dos formadores | Contactos | Newsletter | RSS

Powered by Peakit