Esta área destina-se a eventos nos quais se poderá inscrever.

Jornadas
JORNADAS NACIONAIS DE CATEQUISTAS - 2018

Programa das JNC2018

As Jornadas iniciam-se dia 26 de outubro, pelas 21h30, com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

De seguida, D. António Moiteiro apresenta aos catequistas a conferência «O Plano de Formação de Catequistas 2018».

Pelas 22h30 encerrar-se-á o dia com a Oração das Completas.

A manhã do dia 27 de outubro tem início às 10h00 com a celebração da eucaristia na Capela da Morte de Jesus.

Pelas 11h15 o P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia da Diocese de Santarém, apresenta o tema «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese»seguido de pausa para almoço.

Pelas 15h15, Maria Luísa Boléo da Catequese do Patriarcado de Lisboa apresenta a 3ª conferência, com o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia»seguido de uma exemplificação a partir do Tema 1 (Primeiro Anúncio e Discipulado) do Curso “Ser Catequista Hoje”.

Por fim, pelas 17h30, realizar-se-á a última conferência do dia, apresentada pelo P. Armindo Vaz da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, com o tema «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada».

Pelas 21h00, os catequistas são convidados a participar no Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, presididos por D. António Moiteiro.

No dia 28 de outubro, domingo, o dia inicia com a oração das Laudes com início previsto para as 9h20.

Às 09h45 o Diác. Paulo Ribeiro Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese da Diocese de Santarém, apresenta a conferência  «Catequista: discípulo e acompanhante».

Pelas 11h15 será o momento da sessão de conclusão das actividades, orientado pelo P. Tiago Neto, Ir. Margarida Abreu, mrscj, P. José António Gonçalves.

As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h30 com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e o envio dos catequistas para as suas comunidades.

As JNC2018 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)

Poderá fazer download do programa aqui

Poderá fazer download da ficha de inscrição aqui (A inscrição poderá ser feita diretamente com o SNEC através do mail snec@snec.pt)

Jornadas Nacionais de Catequistas 2016
Jornadas Nacionais de Catequistas
«Fazei tudo o que Ele vos disser». Jo 2, 5
Fátima, Centro Pastoral Paulo VI, 28 – 30 outubro de 2016

PROGRAMA:

28 de outubro, 6ªfeira
21h00 – Acolhimento.
21h15 – Abertura.
21h30 – 1ª Conferência: A alegria do amor na família é o júbilo da Igreja. (José Eduardo Borges de Pinho)
22h45 – Oração.

29 de outubro, sábado
09h00 – Eucaristia, basílica da Santíssima Trindade.
10h15 – 2ª Conferência: Maria, mãe, discípula e educadora. (D. António Marto)
11h20 – Intervalo para o café.
11h50 – Palestra: Viver a espiritualidade mariana em família. (Casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres)
12h50 – Intervalo para o Almoço.
15h30 – Ateliers e Conferências Temáticas:

ATELIERS:
- Exortação apostólica Amoris Laetitia
- 1ª Fase da Catequese (1º, 2º, 3º anos).
- 2ª Fase da Catequese (4º, 5º, 6º anos).
- Adolescentes (7º, 8º, 9º, 10º anos).
- Catequeses da Fé.

CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS:
- Exortação apostólica Amoris Laetitia
- Despertar Religioso das Crianças.
- Catequese Familiar.
- Escola Paroquial de Pais.

30 de outubro, Domingo
09h30 – Oração.
10h00 – 3ª Conferência: A família como fermento evangelizador da sociedade. (João Rodrigues Duque)
11h30 – Plenário (partilha dos Ateliers e das Conferências Temáticas).
12h30 – Eucaristia e envio, na basílica da Santíssima Trindade.

Poderá fazer download do programa aqui.

Poderá fazer download da ficha de inscrição aqui.

Centros Arquidiocesanos de Formação Cristã de Adultos
Plano de Formação 2016/17

Aceda ao Plano de Formação em pdf aqui

Aceda à Ficha de Inscrição aqui.

Ficha de Inscrição para Formação
Descrição:

A Ficha de Inscrição (clique aqui) devidamente preenchida, deverá ser enviada, dentro dos prazos estipulados no Plano de Formação, aos Serviços Centrais da Arquidiocese.

Faça a sua pré-inscrição, posteriormente entraremos em contacto consigo.