Informações

Inscrições abertas para a Formação de Voluntários Missionários para o projeto Salama!

Próxima sessão - 07 janeiro 2017

Ano Pastoral 2018/2019

Desejo subscrever a newsletter de Centro Missionário
CMAB | 21 Jun 2018
Família em Missão
Susana Bandeira (LIAM), pelo Centro Missionário da Arquidiocese de Braga

O meu nome é Susana Bandeira, tenho 47 anos e sou escriturária. Pertenço ao grupo coral adulto e ao grupo coral infantil da minha paróquia de São Pedro de Rates, no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Pertenço à Liga Intensificadora de Acção Missionária (LIAM). Sou casada com Adelino Ferreira, de 51 anos. O meu marido trabalha numa empresa de madeiras, como operador de molduradora. Na nossa paróquia, ele também pertence ao grupo coral, como organista, à confraria do Santíssimo Sacramento e ao movimento da LIAM.

Estamos casados há 27 anos e temos três filhos. A nossa vida cristã tem como princípio orientador a vivência do baptismo em família e na paróquia. Também nos sentimos impelidos a ser missionários, ajudando o próximo, começando na nossa família, na nossa paróquia.

Em Setembro passado foi-nos feito um convite, através dos missionários espiritanos: viver um mês de voluntariado “Ad Gentes” em São Tomé e Príncipe, inseridos no Projecto “Abraçar a Missão”. Porque aceitamos, no próximo mês de agosto, iremos partir em missão. Este projeto missionário tem como seu objectivo principal ajudar os leigos a viver uma experiência de missão lá fora e em contexto comunitário, realizando um trabalho de desenvolvimento com intervenções nas áreas da saúde, da educação, da agronomia e da construção e também na pastoral.

Sempre tive um sonho: partir em Missão, conhecer outros povos, outras culturas, ter contacto próximo com realidades tão diferentes das nossas, dar o melhor de mim aos outros.

Para o meu marido, a decisão não foi fácil. Nunca se tinha imaginado partir. Decidido em família, aceitámos partir em missão, mas as ditas ‘coisas de cá’ continuam; é uma Missão em família e que necessita do compromisso de todos.

A preparação para este projeto iniciou-se em outubro passado. O tempo passa muito rápido e já está quase na hora de partir. Para além desta nova experiência, sempre entendemos que ser cristão é ir ao encontro, às periferias, é ajudar, mas especialmente é estar atento e de coração aberto para acolher, para receber e aprender.

A todos que connosco partilhais esta alegria, pedimos as vossas orações. Serão para nós força e estímulo na caminhada. Um bem-haja!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 21 de junho de 2018.

Documentos para Download
Centro Missionário