Língua gestual

Desejo subscrever a newsletter de Basílica dos Congregados
10 Dez 2017
O presépio do retábulo de Nossa Senhora das Dores
Braga à lupa, 13 de Dezembro, às 21h30, na Basílica dos Congregados. Convidados: P.e Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados e Dr. Luís da Silva Pereira, da Universidade Católica Portuguesa.

O presépio do sacrário do retábulo de Nossa Senhora das Dores dos Congregados será, porventura, a representação da natividade mais surpreendente da arte bracarense. Integrado num pequeno nicho oval, enquadrado na porta do sacrário do retábulo de Nossa Senhora das Dores, o presépio foi esculpido em cera e apresenta uma minuciosa representação da adoração dos pastores.
A lisura das figuras esculpidas, a luz forte que brota das alturas onde pontificam três anjos entoando o “Gloria in excelsis Deo”, o cesto de ovos depositado aos pés do Menino pelos pastores, tudo completa um cenário inédito na arte barroca nacional.

O retábulo de Nossa Senhora das Dores, concebido por André Soares em 1761, era o mais relevante do interior do templo, dado que albergava a Irmandade homónima, que deteve uma particular vitalidade no último quartel do século XVIII. A vinculação iconográfica desta devoção com a representação da porta do sacrário não é imediata, mas insere-se no mesmo ideário devocional mariano.

Documentos para Download
Braga à Lupa  •  Presépio  •  Basílica dos Congregados  •  Braga  •  Arte  •  Teologia  •  Espiritualidade
Basílica dos Congregados

Avenida Central, 98

Cartório Paroquial

Segunda a Sábado
9h30 — 12h30
15h15 — 17h30

Eucaristias

De Segunda a Sexta
10h30 | 12h | 17h

10h30 |12h | 17h | 22h

9h | 10h30 | 12h

Segunda a Sábado
9h30 — 10h25
11h — 11h45
15h15 — 16h
16h — 16h45

Visitas aos Doentes

Mediante solicitação, em horário a combinar com o reitor.