14 Out 2014
Logótipo e cartaz
Logótipo e cartaz do ano social (2014/2015)

Elementos para uma leitura teológico-pastoral do cartaz

1. Numa primeira leitura a-religiosa, intuímos que só de um chão firme e fértil (fé professada e celebrada) pode brotar uma árvore vigorosa (fé vivida).

2. A árvore é uma metáfora transversal que nos reporta: à árvore da Vida (Gn 2,9; Ap 2,7), à árvore genealógica (somos descendentes da missão apostólica) e à árvore da paz (que o Papa Francisco plantou com os chefes de estado de Israel e da Palestina), enquanto objectivo último da missão eclesial, que visa gerar a concórdia entre os Homens (GS 41).

3. A ramificação da árvore, por sua vez, indica-nos que a mensagem cristã, não se reduz a um grupo específico ou a um contexto exclusivo, mas que se expande por todos os ambientes da trama humana, pois o “Homem é o caminho da Igreja” (João Paulo II, Redemptoris hominis, 14). A fé (árvore) tem assim origem na terra criada pelo amor de Deus, sustento no tronco do mistério da cruz de Cristo e expressão nas ramificações dos ambientes humanos habitados pelo Espírito Santo.

4. A ramificação com folhas em forma de coração, um dos símbolos da caridade cristã, espelha o marco, a orientação e o horizonte que deve pautar o nosso agir cristão.

5. O jogo bipartido de cores, entre o fundo vermelho e a árvore dourada, faz referência à cor vermelha do ano pastoral (fé vivida), como memória da cor dos mártires que deram testemunho da sua fé, e ao tipo de pastoral que se pretende: não uma pastoral qualquer, mas uma pastoral de ouro, ou seja, de qualidade.