Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
23 Jan 2015
Um novo dia amanheceu
Homilia no funeral do Padre José Miguel Torres Pereira.
  © DACS

D. Jorge Ortiga presidiu hoje às cerimónias fúnebres do Padre José Miguel Torres Pereira, pelas 10h00, na Igreja Paroquial de Apúlia.

Durante a homilia, o Arcebispo Primaz sublinhou o silêncio que se faz sentir desde a passada quarta-feira, data do falecimento do Pe. José Miguel. "Um silêncio que nos faz sentir pequenos diante do mistério sempre inquietante da vida e nos rouba as palavras que consideramos preciosas para acalmar a dor de quem sente a partida", apontou.

D. Jorge Ortiga frisou a vida do Pe. José Miguel, afirmando que a sua vida foi breve, mas plena. "Deu-se até ao fim, amou até ao fim. Tudo está consumado e agora vive ressuscitado. Que isso nos inspire, nos conforte e nos una na mesma fé e nos diga que, por Deus, a alegria do Evangelho deve chegar a todos", sublinhou.

O Arcebispo pediu ainda ao Pe. José Miguel para que tomasse conta da Arquidiocese.  "Toma conta de nós e continua a amar-nos com o teu coração sacerdotal e faz com que em todos os sacerdotes e cristãos da Arquidiocese se intensifique o gesto de estar com Jesus para, depois, alegre e corresponsavelmente, o darmos a quem tem sede d’Ele, ainda que não o diga", afirmou.

No final da eucaristia, seguiu o cortejo fúnebre para Belinho, Esposende, onde será celebrada nova eucaristia às 15h00, indo depois o Pe. José Miguel a sepultar no cemitério paroquial.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social