2 Abr 2015
Arcebispo salientou o papel dos sacerdotes
Hoje, na Sé de Braga, D. Jorge Ortiga chamou a atenção para o papel dos presbíteros da Arquidiocese.
  © DACS/ Fotografia: Avelino Lima

O Arcebispo de Braga afirmou, durante a homilia da Quinta-Feira Santa na Sé Catedral de Braga, que os sacerdotes devem ter tempo para estar junto das pessoas e acompanhar de perto os seus dramas. Existem actualmente situações dramáticas que levam a uma instabilidade familiar, situações essas motivadas por “questões estruturantes em tempos de crise e de indiferença”.

Aludindo ao espírito do ano pastoral, dedicado às Obras de Misericórdia, D. Jorge Ortiga mostrou o desejo de que todos os presbíteros da Arquidiocese assumam a tarefa de derramar o “óleo da alegria dando de beber a quem tem sede e consolando os tristes”.

O prelado salientou que os sacerdotes podem ter um papel importante em situações difíceis que habitam as comunidades, “oferecendo algo tão precioso quando raro: o seu tempo”.

D. Jorge Ortiga afirmou que este é o tempo de suscitar um novo voluntariado cristão. “Um voluntariado organizado, eficaz, que se prolongue no tempo, e que seja a diaconia da Igreja em alerta permanente”, concluiu.