7 Dez 2015
Unidos reconstruiremos a cidade
Homilia na Solenidade de S. Geraldo, na Sé Catedral de Braga.
  © Avelino Lima

O Arcebispo Primaz, durante a homilia na Solenidade de S. Geraldo, explicou a ligação intrínseca entre a "missão" de todos os cristãos e a misericórdia.

"Trabalhamos para ser discípulos missionários quando edificamos uma Igreja de rosto misericordioso, capaz de ver o mundo com olhos plenos de alegria e de esperança. Todos os cristãos são chamados à missão", explicou.

D. Jorge Ortiga referiu ainda que "as pessoas devem estar em primeiro lugar" e ser uma prioridade para todos, a nível individual e institucional. "Apenas com uma acção articulada alcançaremos o sonho de uma cidade justa com marcas de alegria e de felicidade", adiantou, referindo-se ao sarar das feridas daqueles que sofrem.

A inauguração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi outro dos aspectos que mereceu grande atenção por parte do prelado, que explicou todo o processo e opções tomadas em relação à abertura da Porta Santa, este ano e invulgarmente, a Porta do Sol da Sé Catedral.

Aludindo à vida e obra de S. Geraldo - "Arcebispo reconstrutor da cidade de Braga - D. Jorge Ortiga sublinhou a necessidade de relações fraternas com vista ao bem comum de todos os cidadãos.

"S. Geraldo reconstruiu, creio corresponder à verdade histórica, a cidade de Braga a que os seus sucessores restituíram o brilho e o esplendor característico de diversos períodos históricos. Hoje toca-nos a nós. Não só a uma pessoa ou a um grupo. Em conjunto construiremos uma cidade à medida do homem no sentido integral", referiu.

Pode ouvir aqui o áudio da homilia: