21 Nov 2015
Um novo bispo para a missão
D. Jorge Ortiga considerou este um momento de grande alegria para a Arquidiocese e sublinhou que novo Bispo irá impulsionar a conversão pastoral em curso.

Acolhemos com grande alegria a nomeação de D. Nuno Almeida, do presbitério da diocese de Viseu, como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, tornada hoje pública pelo Papa Francisco.

Com a sua juventude rejuvenescerá o nosso entusiasmo e com os seus dotes humanos e cristãos impulsionará a conversão pastoral em curso. Dou-lhe, por isso, as boas vindas e agradeço ao Santo Padre este dom.

O anúncio do Evangelho é o coração da identidade de todo o cristão mas, de um modo muito particular, dos bispos, enquanto sucessores dos Apóstolos. Ele deve ser oferecido a “todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo” (Evangelii Gaudium, 23). A comunidade episcopal da nossa Arquidiocese, agora enriquecida com a vinda de D. Nuno Almeida, tem a responsabilidade de estar à frente para indicar novos caminhos e estimular esta alegria comum de anunciar Cristo.

Ao D. Nuno Almeida quero assegurar a comunhão afectiva de todo o presbitério e de todos os cristãos da Igreja bracarense.

Os sacerdotes, com a sua vinda, intensificarão o seu ardor missionário. As comunidades paroquiais e religiosas, com todos os movimentos e serviços eclesiais, reconhecerão a grandeza deste dom de Deus, correspondendo-lhe com um serviço activo na vida da Igreja, dentro e fora de portas.

Em oração e agradecidos à diocese de Viseu, que oferece este seu filho para o anúncio do Reino de Deus na Igreja-Mãe de Braga, desejamos que D. Nuno Almeida caminhe connosco na alegre redescoberta da identidade cristã.

Braga, 21 de Novembro de 2015

+ Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz