27 Nov 2014
Mensagem de Advento de D. Jorge Ortiga
Um "Advento Social para Natal Cristão" é o que o Arcebispo Primaz deseja na sua mensagem. São quatro as palavras que D. Jorge Ortiga dedicou a cada semana do Advento.
  © DACS / Fotografia: Joana Araújo

"Advento Social para Natal Cristão” é o título dado por D. Jorge Ortiga à sua Mensagem de Advento para este ano.

Numa mensagem em que as preocupações sociais estiveram em destaque, o Arcebispo Primaz aludiu ao Advento através da noção de parentalidade. Recordando a verdadeira “riqueza escondida” que significa o nascimento de um filho, D. Jorge Ortiga falou da “esperança num mundo diferente” que uma criança pode despertar.

O Arcepisbo de Braga dedicou ainda uma palavra a cada semana do Advento.

Descoberta” no sentido de descobrir o Outro sem outras intenções que não as de descobri-lo e encontrá-lo “sem pressas”.

Encontro”, para que os cristãos de todo o mundo possam encontrar o próximo e para que a sociedade não caia nem no anonimato, nem no esquecimento.

Alegria”, que só pode ser encontrada e vivida através da gratuidade, do dar de forma “desinteressada” e apaixonada.

Pão”, para que aqueles que não o têm nunca sejam esquecidos e para aqueles a quem falta algo, mesmo tendo pão, sejam inundados de “fome de justiça”.

D. Jorge Ortiga concluiu a mensagem pedindo que o Advento dê a todos os cristãos a “fome de justiça” e que, com ela, um verdadeiro Natal cristão nasça em todos os lares.

Documentos para Download