Santuário do Bom Jesus já é PATRIMÓNIO MUNDIAL!

Desejo subscrever a newsletter de Escola de Música Litúrgica São Frutuoso
Escola de Música Litúrgica São Frutuoso | 17 Ago 2018
Os Dez Mandamentos do maestro do coro litúrgico

Os Dez Mandamentos do maestro do coro litúrgico

ANTES DE MAIS, O MAESTRO DO CORO LITÚRGICO DEVE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO COMO CRISTO NOS ENSINOU.

1 - Obedecer sempre às normas litúrgicas expressas nos documentos oficiais e trabalhar em estreita colaboração com o pároco.

2 - Adquirir a formação litúrgica, musical e humana necessárias ao bom exercício do seu ministério litúrgico.

3 - Respeitar escrupulosamente, na sua escolha de cânticos, os textos da liturgia da Igreja, em particular no Glória, Credo, Santo, Aclamação à Anamnese, Pai Nosso e Cordeiro de Deus.

4 - Encontrar um bom equilíbrio entre o reportório tradicional e as novas composições, evitando, se for também compositor, transformar o grupo coral no intérprete das suas obras ou arranjos.

5 - Valorizar os diversos tempos litúrgicos e as tradições locais que são conformes à Doutrina da Igreja.

6 - Zelar para que os espaços onde canta o grupo coral estejam ordenados e arrumados sem livros nem folhas caoticamente espalhados.

7 - Ser assíduo, pontual e fazer-se substituir se tiver algum impedimento porque as suas ausências sem substituição prejudicam não somente o grupo de cantores mas também a vida da comunidade.

8 - Ser exigente para com os cantores mas com respeito e paciência.

9 - Preparar outros elementos para o exercício das suas funções, primeiro nos ensaios e, posteriormente, nas celebrações para assegurar a sua própria substituição. Ao confiar a direção do grupo coral a outra pessoa, o maestro manifesta que o grupo coral não é “sua propriedade”.

10 - Agir em espírito de colaboração com todos os atores da pastoral favorecendo a comunhão entre os diversos grupos que devem cantar: grupo de crianças da catequese, grupos de adolescentes ou de jovens ou outros grupos da comunidade. Estes laços entre os diversos grupos facilitarão também a renovação dos elementos do grupo coral.

Escola de Música Litúrgica São Frutuoso

Avenida de São Frutuoso