Liturgia Dominical

Vitor Araújo | 11 Nov 2016
Caminhada Advento e Natal
Faça-se segundo a Tua Palavra

O Tempo do Advento, com o qual se inicia o Ano Litúrgico, abre para cada cristão a porta da esperança que conduz à alegria. Efetivamente, sendo um tempo de preparação do grande mistério da Incarnação, não se reduz a um conjunto de atos preparatórios, mas pretende desenvolver uma atitude de esperança, de tensão, para um encontro fundamental.
Trata-se de reavivar a esperança e de fazer a experiência de um Deus que se faz tão próximo que nos impele a tocar a verdade da nossa humidade. Por isso, somos chamados a incarnar e viver a alegria de contemplar as maravilhas que Deus faz em Maria e no nosso caminho de encontro com Ele.

O ciclo litúrgico do Natal é muito breve, mas não deixa de ser todo ele abundantemente festivo. Neste Tempo Litúrgico, celebramos a Incarnação de Jesus Cristo, grande maravilha que Deus opera por/para nós.
Ao reconhecermos que Deus assume a natureza humana, somos chamados a contemplar esta maravilha que se sintetiza no presépio, em Jesus de Nazaré e em todo o mistério que d’Ele irradia. Vindo ao mundo, Ele apresenta-se como Luz. Por isso Ele enche a nossa Casa da sua luminosidade.
Maria tem um papel significativo neste mistério da fé, porque diz “sim” ao projeto de Deus para salvação da humanidade, inaugurando-se, assim, uma nova etapa na História, com o cruzamento dos caminhos de Deus no das pessoas. Deus ilumina, deste modo, os caminhos tortuosos da densa narrativa humana para fazer ver o caminho que somos chamados a percorrer. Maria, como primeira  discípula, ensina-nos a trilhar este caminho, apontando para a Luz, deixando-A incarnar na nossa vida.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B

Pe. Rui Manuel Gomes Sousa

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui