Liturgia Dominical
XXI Domingo do Tempo Comum | C

Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministérios Litúrgicos
Vitor Araújo | 9 Dez 2016
IV Domingo do Advento | A
“Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’”

A casa é elemento/espaço que pode favorecer o silêncio, a intimidade, a relação de familiaridade. Por isso, neste quarto domingo do Advento, colocamos a “Porta da casa”. Esta abre e fecha. A porta aberta é sinal de acolhimento do que vem, do que se espera com agrado, como um filho espera pelo seu pai ou pela sua mãe... Mas a porta fechada é sinal de proteção, de resguardo, de cuidado... Contudo, a porta fechada fala-nos também de intimidade, de proximidade, de oração: “Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai...” (Mt 6,6). Fechar a porta é convidar ao silêncio de intimidade. É fazer-se presente e colocar-se na presença d’Aquele que está sempre presente: o Emanuel.

Rua S. Domingos, 94 B

Cón. Manuel Joaquim Fernandes da Costa