Liturgia Dominical

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia | 29 Abr 2020
Peregrinação Nacional de Acólitos 2020
Primeira Peregrinação Nacional de Acólitos online

2020 ficará registado como o ano da primeira Peregrinação Nacional de Acólitos online. Subordinado ao tema “Jovem, eu te digo, levanta-te!”, o evento agendado para a próxima sexta-feira, dia 1 de maio, que, entretanto, havia sido cancelado, será realizado através dos meios digitais. Esta atividade que envolve todos os acólitos de Portugal, promovida pelo Serviço Nacional de Acólitos, será transmitida no mesmo dia, a partir de Vila Viçosa.

A Peregrinação Nacional de Acólitos é uma atividade que decorre anualmente, no Santuário de Fátima, no dia 1 de maio. Contudo, perante a crise pandémica que se está a viver à escala global, com implicações em todos os setores de atividade humana, o Serviço Nacional de Acólitos decidiu cancelar a atividade, por exigir uma grande concentração de pessoas, em ordem a cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde.

Não obstante este condicionamento, pareceu à direção do SNA que seria importante manter a ligação aos acólitos das várias Dioceses de Portugal, que pretendiam participar na atividade. Para isso, será feita a transmissão da Eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, às 16h00 do dia 1 de maio, a partir do Santuário de Vila Viçosa. Esta transmissão será assegurada pelo canal do Youtube do Serviço Nacional de Acólitos, bem como pelas páginas de Facebook do SNA e do Santuário onde decorrerá a celebração.

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga convida todos os acólitos de cada comunidade paroquial a estarem ligados a esta iniciativa.

Documentos para Download
Palavras-Chave: