3 outubro 2023

Braga recebe quinto Congresso Eucarístico Nacional

@daliturgia

A cidade de Braga será o palco do quinto Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará de 31 de maio a 02 de junho de 2024.

Na comemoração do centenário do primeiro Congresso Eucarístico em Portugal (1924), a Arquidiocese de Braga volta a acolher esta efeméride, que não pretende ser apenas um grande evento para a Igreja Católica em Portugal, mas um sinal de esperança que a Eucaristia é sempre e, particularmente, no tempo presente. Por isso é que o tema será “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão (Lc 24, 35)”.

Os trabalhos de reflexão do Congresso decorrerão no Altice Fórum, nos dias 31 de maio e 1 de junho. Já o dia 2 de junho será dedicado à Peregrinação Arquidiocesana do Sameiro, culminando com a celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Delegado Pontifício, e com a leitura das conclusões do Congresso.

A Comissão Nacional responsável pelo CEN e os delegados diocesanos estão também a criar um itinerário de preparação (oração, catequeses, vigília de oração e outras propostas pastorais) que pretende envolver e convocar todos os cristãos para este momento tão importante para a Igreja Católica que está em Portugal. Para o bom êxito pastoral e para a fecundidade que se espera do CEN, todos os cristãos são chamados a rezar a oração que foi preparada para este efeito.

Para participar no Congresso já estão abertas as inscrições, que podem ser feitas por todos os agentes de pastoral litúrgica e pelos cristãos em geral. Para mais informações, pode ser consultado a página da internet www.congressoeucaristico.pt.

Download de Ficheiros

Pagela_5CEN_oracao.pdf