11 janeiro 2024

5º Congresso Eucarístico Nacional

@daliturgia

31 de Maio a 2 de Junho em Braga

Em 1924, Braga acolheu a celebração do primeiro Congresso Eucarístico Nacional. Como comemoração desta efeméride e continuidade da promoção da centralidade da Eucaristia na vida cristã, a nossa Arquidiocese voltará a ser a anfitriã de um Congresso Eucarístico Nacional, que terá como tema: “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão (Lc 24, 35)”.

Para o bom êxito do 5º Congresso Eucarístico Nacional, cada comunidade da nossa Igreja Particular e de todo o país é convidada a rezar por esta intenção, através da pagela com a respetiva oração e das intercessões para a oração universal de cada domingo e solenidade.

Além disso, o Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga promoverá iniciativas de preparação espiritual e pastoral do Congresso Eucarístico, tais como:

- catequeses sobre a Eucaristia, de acordo com a publicação do Secretariado Nacional de Liturgia, que foi realizada para este efeito;

- vigília de oração em cada Arciprestado, cujo modelo será divulgado em breve;

- adoração eucarística em todos os Arciprestados e com envolvimento da Paróquia de Ocua, em Pemba e das comunidades religiosas de vida contemplativa, segundo um calendário a apresentar junto dos delegados arciprestais.

Por fim, será conveniente mobilizar os fiéis, particularmente os agentes de pastoral litúrgica e as Confrarias do Santíssimo Sacramento, para participarem neste Congresso Eucarístico. Em ordem a obter mais informações sobre o programa detalhado, se disponibiliza o cartaz e o desdobrável informativo.

Mais informações estão disponíveis no site do Congresso Eucarístico – www.congressoeucaristico.pt –, ficando disponíveis para responder a quaisquer dúvidas através do endereço de correio eletrónico [email protected].

Download de Ficheiros

Programa5CEN.pdf