1 fevereiro 2024

“Sempre enCaminho”

@daliturgia

O Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga propõe a dinâmica “Sempre EnCaminho” para o Tempo de Quaresma e Páscoa do ano 2024.

O tema evidencia que o caminho da Igreja Sinodal já iniciado é irreversível: daí o “Sempre”. Depois, o verbo “encaminhar” salienta não só a dimensão processual da sinodalidade e do espírito de fraternidade, mas também a responsabilidade de cada um, inclusive dos jovens, em fazer caminho conjunto, já que se pode entender como conjugado na primeira pessoa. A conjugação da expressão “Sempre EnCaminho” evidencia também a presença permanente de Jesus connosco, pela celebração do mistério da Eucaristia.

A partir da temática apresentada, propõe-se a mesa como símbolo do imaginário desta caminhada. A Eucaristia desenvolve-se à volta da mesa, a da Palavra e o Altar. É à mesa que a comunidade cristã se reúne para celebrar o mistério da fé, na Eucaristia. Por isso se evocará a mesa, desde logo a da Eucaristia, que é protótipo de tantas outras que expressam a densidade da vida humana.

No Tempo da Quaresma, nós, como discípulos, vamos sentar-nos à mesa com Jesus e colocar situações concretas da vida humana, esperando d’Ele uma resposta, uma orientação, um caminho. Já no Tempo Pascal, deixaremos que se sentem à mesa com Jesus e connosco pessoas que encontraram na Eucaristia a fonte inspiradora para o seu modo de viver no mundo.

Os materiais encontrar-se-ão disponíveis em www.arquidiocese-braga.pt/liturgia e na drive, cujo acesso pode ser feito a partir do QR code que estará presente no guião da caminhada.