Liturgia Dominical

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
2 Dez 2015
III Domingo Advento
"Está a chegar quem é mais forte"

A alegria é talvez a emoção mais agradável na vida humana. A alegria é um sinal que expressa a concretização das esperanças mais profundas e o desaparecimento dos medos. A alegria é ainda mais exultante quando resulta de algo completamente inesperado, quando irrompe de surpresa nas rotinas da vida. O texto da primeira leitura refere-se a este tipo de júbilo.

O livro de Sofonias, em termos gerais, apresenta um panorama demasiado sombrio: «Um dia de ira, aquele dia, dia de angústia e tribulação, dia de destruição e devastação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de névoas espessas» (capítulo 1, versículo 15). No meio deste panorama tenebroso, enche de júbilo ler o fragmento proposto na primeira leitura deste Domingo em que aparece repetidamente o convite à alegria: "Clama jubilosamente… solta brados de alegria… exulta, rejubila". Até Deus "exulta de alegria".

É (quase) certo que se trata de um trecho que, no tempo pós-exílio, foi incorporado no pequeno livro de Sofonias, profeta que viveu na época de Josias (nos finais do século sétimo antes de Cristo).

Importa ter em conta que as raízes desta alegria não provêm de uma hipotética acção do povo, mas da graça e da benevolência divinas: o mesmo Deus que tinha julgado Israel, agora "Ele enche-Se de júbilo, renova-te com o seu amor, exulta de alegria por tua causa". Na verdade, Deus revogou a sentença, afastou os inimigos, vive no meio do povo. Este é o maior motivo de júbilo e de festa: "Deus está no meio de ti".

O Advento convida a gerar a vida de Deus em nós, a criar as condições para que possa nascer em nós Jesus Cristo. Ele é o Deus connosco, "Deus está no meio de ti". O cristão, discípulo missionário, "sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele" (EG 266). Que a sua presença nos dê confiança e alegria!

Neste Domingo, o Papa e os bispos abrem a Porta Santa nas Catedrais. É um dos momentos iniciais do Ano Santo da Misericórdia. Eis mais um motivo de alegria: Deus é misercordioso. "Que os anos futuros sejam permeados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus! A todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós" (MV 5).

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B