DACS | 6 Jan 2017
Filme “Silêncio” de Martin Scorsese está a chegar
Há um programa cultural a acompanhar a estreia do filme, que inclui conferências, exposições, tertúlias e visitas guiadas.

O filme “Silêncio”, de Martin Scorsese, que remete para a história da evangelização do Japão, vai estrear nos cinemas portugueses no dia 19 de Janeiro. A ante-estreia está marcada para o dia 12 de Janeiro, no Centro Cultural de Belém.

“Silêncio” é baseado no romance homónimo de Shusaku Endo e retrata a história de dois padres jesuítas do século XVII que foram para o Japão em busca do seu mentor, o jesuíta Cristóvão Ferreira. Durante essa procura, foram perseguidos e torturados. A obra cinematográfica é um projecto pessoal, já com décadas, de Martin Scorsese.

O Museu do Oriente, o Museu de São Roque e a FNAC vão acolher diversas iniciativas relacionadas com o filme, que foram desenvolvidas em cooperação com a Companhia de Jesus. As conferências, tertúlias, exposições e visitas guiadas têm como propósito fomentar o debate e a reflexão sobre o papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião.

Esta manhã houve uma exibição do filme para a imprensa, em Lisboa, e na Terça-feira, dia 10, haverá outra no Porto, às 10h.

Palavras-Chave:
Scorsese  •  Filme  •  Silêncio  •  Jesuítas