DACS com PUB | 8 Mar 2017
Pastoral Universitária propõe Caminhada Quaresmal
Diversas actividades, desde o contacto com a Natureza até acções solidárias compõem a Caminhada proposta para o tempo da Quaresma.

A Pastoral Universitária de Braga (PUB) encontra-se a propor uma caminhada Quaresmal com diversas actividades, como desafio para toda a comunidade académica que pretende, à sua maneira, encontrar-se com Cristo.

De acordo com a PUB, as actividades pretendem desafiar os jovens universitários a encontrar Cristo nas mais variadas situações e contextos: em acções de solidariedade, na vivência da Fé através da Natureza, em peregrinação e em momentos de encontro pessoal com Cristo.

No dia 24 de Março tem lugar um Concerto Solidário no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que se associou ao Projeto Sementes para proporcionar um momento musical especial em apoio à causa da acção de voluntariado internacional de curta duração em África, no ano em que 20 universitários se preparam para partir em Missão para Cabo Verde e Guiné-Bissau. Os bilhetes podem ser adquiridos no Conservatório ou no Centro Pastoral Universitário.

O Projecto Mais Integração também propõe uma acção solidária no dia 8 de Abril, com uma Campanha Solidária de Angariação de Bens na superfície comercial da Makro, em Braga, com o intuito de apoiar os estudantes universitários abrangidos pelo Projecto. Todos os anos, mais de 30 universitários provenientes de países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor são ajudados em géneros alimentares, vestuário, medicina e estudo. Nesta fase estão a decorrer as inscrições para os universitários que se queiram voluntariar para ajudar na campanha.

No dia 26 de Março, a Pastoral parte a caminho do “pequeno Tibete Português”, na aldeia do Sistelo, localizado nos Arcos de Valdevez. As inscrições já estão abertas.

Numa linha diferente de comunhão com a Natureza, mas como desafio de encontro pessoal, incitamos os jovens a fazer uma Peregrinação a Santiago de Compostela pela rota milenar de peregrinação até à Catedral na cidade no norte de Espanha, desafia ainda a PUB. Esta actividade tem lugar em plena Semana Santa (10 a 15 de Abril) e termina com a Vigília Pascal na Catedral de Santiago de Compostela. As inscrições são limitadas a um número reduzido de peregrinos.

Tendo em conta o tempo Quaresmal – introspecção, encontro com Cristo no silêncio, na solidão – a Pastoral propõe ainda, para os dias 17, 18 e 19 de Março, um encontro espiritual em que os universitários são convidados a “Parar com Deus”. O encontro é “destinado a quem pretende desfrutar de uma pausa do dia-a-dia para reflectir sobre o caminho que tem percorrido”. As inscrições já estão a decorrer e o encontro tem lugar no Centro Apostólico do Sameiro. Ainda neste espírito, a Pastoral levará a comunidade a percorrer ao longo do escadório do Bom Jesus a Via Sacra Universitária, que se realiza no dia 30 de Março, pelas 20h30.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, estão disponíveis os seguintes endereços: www.pastoral-universitaria.org , www.facebook.com/pubraga e pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt .