Arquidiocese

Hi-God: Um dia com Deus
Inscrições abertas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Nov 2017
Diocese cria grupo para acompanhar divorciados recasados
Divorciados recasados poderão aceder a sacramentos após processo de discernimento.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Arquidiocese de Braga vai constituir um grupo para acompanhamento dos cristãos divorciados recasados, que poderá possibilitar o acesso aos sacramentos, de acordo com um processo de discernimento individual. A resolução foi aprovada ontem, por unanimidade, no Conselho Presbiteral, onde foram definidas orientações para a renovação da Pastoral Familiar.

O grupo que irá acompanhar os divorciados que vivem em nova união será composto por leigos e sacerdotes. Para além de informar e aconselhar sobre processos de declaração de nulidade do matrimónio, a equipa irá acompanhar cada caso, para que após um processo de discernimento pessoal seja reavaliado o acesso aos sacramentos e a possibilidade de virem a ser padrinhos/madrinhas.

O objectivo da resolução passa por integrar a pessoa na comunidade cristã após um “verdadeiro processo de discernimento”, que conduzirá a “uma conversão, um trabalho sério da consciência”.

“Há que evitar dar a entender que se trata de uma «autorização» geral para aceder aos sacramentos. De facto, trata-se de um processo de discernimento pessoal, no foro interno, acompanhado por um pastor com encontros regulares, que ajuda a distinguir adequadamente cada caso singular à luz do ensinamento da Igreja”, pode ler-se no documento intitulado “Construir a Casa sobre a Rocha”, que será divulgado em breve.

No documento, composto por algumas linhas orientadoras para a aplicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco, é ainda reforçada a importância e responsabilidade da Pastoral Familiar na preparação matrimonial e no acompanhamento dos casais nos primeiros anos de vida conjugal.

São sugeridas algumas acções baseadas nas propostas apresentadas pelo Papa Francisco, como a realização de reuniões de casais, retiros, conferências de especialistas sobre problemáticas da vida conjugal e familiar, espaços de espiritualidade, preparação de agentes pastorais para falar com os casais acerca das suas dificuldades e aspirações, escolas de formação para pais, entre outras.

Durante o Conselho Presbiteral foi também reforçada a importância do contributo penitencial para o Fundo Partilhar com Esperança e para a concretização do acordo com a diocese de Pemba, que visa proporcionar à comunidade paroquial de Ocua condições para desempenhar a sua tarefa evangelizadora junto dos povos carenciados.

A Arquidiocese de Braga anunciou ainda que irá juntar-se ao Papa Francisco na celebração do primeiro Dia Mundial dos Pobres, com uma mensagem de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190