Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pastoral Penitenciária de Braga | 16 Jan 2018
Pastoral Penitenciária propõe formação para futuros voluntários
Os voluntários irão actuar nos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No próximo Sábado, dia 20 de Janeiro, realiza-se uma formação para futuros voluntários dos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães, organizada pela Pastoral Penitenciária de Braga. A iniciativa decorre entre as 10h e as 12h30, no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga. 

A formação, ministrada por colaboradores da Pastoral Penitenciária, pretende “dotar os formandos de competências para a sua integração em projectos de voluntariado nos estabelecimentos prisionais do distrito”, explica o coordenador da Pastoral, Pe. João Torres.

Os conteúdos a abordar durante a manhã de formação são: papéis e responsabilidades do voluntário; regras e limites da intervenção voluntária; enquadramento do voluntariado em meio prisional – áreas de actuação; confidencialidade, suporte e supervisão; abordagem dos projectos em desenvolvimento e partilha de experiências entre voluntários. 

Segundo o coordenador da Pastoral Penitenciária de Braga, os voluntários deverão “abraçar a tarefa como uma missão que requer responsabilidade, estabilidade emocional, força de vontade, gosto pelo trabalho voluntário e muita empatia”. 

“O voluntário que trabalha em contexto prisional não pode ser uma pessoa deprimida, instável, com carências emocionais e imatura. A gestão das relações humanas pode tornar-se difícil quando o voluntário decide entrar no meio prisional para resolver os seus próprios problemas interiores. Neste contexto, também é importante salientar que o trabalho do voluntário nunca pode ser solitário, deve ser sempre enquadrado num trabalho de equipa, onde se partilham dúvidas, estratégias, problemas e soluções”, acrescenta o Pe. João Torres.

A Pastoral Penitenciária de Braga representa a Arquidiocese nos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães, onde desenvolve variados projectos.

 

Projectos da Pastoral Penitenciária de Braga

– Rasgar Horizontes”: projecção de um filme por semana;

– “Cidadania Nós e os Outros”: reuniões semanais de uma hora, para ajudar na reestruturação comportamental e social, promoção do bem-estar e inclusão, através de diferentes dinâmicas, como debates, palestras e visualização de programas relacionados com problemáticas sociais;

– “Capacita-te”: reuniões onde se pretende ajudar os reclusos na resolução de problemas pendentes no exterior, a enfrentar a nova realidade e a encontrar respostas que contribuam para uma maior estabilidade;

– Café com…”: um convidado partilha a sua experiência de vida numa mesa de café dentro do estabelecimento prisional;

– “Intercâmbio Desportivo”: jogos de futebol ou torneios de mesa/salão (damas e xadrez) entre voluntários da Pastoral Penitenciária de Braga e reclusos;

“Visitas a reclusos”: voluntários que visitam os reclusos que habitualmente não tenham visitas.

– “Correio da Esperança”: troca de correspondência escrita entre grupos de jovens e reclusos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190