DACS | 20 Mar 2018
Semana Santa. Percursos das procissões sofrem alterações
Apenas o Cortejo Bíblico “Vós sereis o Meu povo” (procissão da “burrinha”) mantém o percurso habitual.
  © Duarte Meneses

Três das quatro procissões da Semana Santa de Braga terão este ano um trajecto diferente do habitual.

De acordo com a Comissão da Semana Santa de Braga, parte do percurso da Procissão dos Passos, da Procissão do Senhor Ecce Homo e da Procissão do Enterro do Senhor será alterado.

No caso da Procissão dos Passos, à subida da Rua D. Diogo de Sousa, em frente à igreja da Misericórdia, a procissão seguirá pela esquerda, para a Rua da Misericórdia, passa em frente à Biblioteca Pública, vira à direita para a Rua Eça de Queirós (ladeando o Jardim de Santa Bárbara), vira à direita novamente para a Rua Dr. Justino Cruz e, no final desta, vira à esquerda para a Rua do Souto, retomando o habitual trajecto.

As restantes procissões são alvo da mesma alteração, mas em sentido inverso.

Apenas o Cortejo Bíblico “Vós sereis o Meu povo”, vulgarmente conhecido como procissão da “burrinha”, mantém o percurso dos anos anteriores.

A necessidade de alteração dos trajectos mencionados prende-se com razões de segurança (excesso de pessoas no desaguar da procissão do Ecce Homo), e também para se prolongar o percurso, uma vez que a afluência de pessoas que assitem às procissões tem sido cada vez maior.

A Comissão da Semana Santa de Braga informa ainda que, tal como no ano passado, será criado um espaço destinado a pessoas com mobilidade reduzida no Largo Paulo Orósio, em frente aos Bombeiros Voluntários.

Itinerários:

Procissão dos Passos

Igreja do Seminário > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Largo Carlos Amarante (contornando-o) > SERMÃO DO ENCONTRO > Largo de S. João do Souto > Rua D. Afonso Henriques > Rua D. Gonçalo Pereira > Rua D. Paio Mendes > Av. S. Miguel-o-Anjo > Arco da Porta Nova > Rua D. Diogo de Sousa > Rua da Misericórdia > Rua Eça de Queirós > Rua Dr. Justino Cruz > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho e Rua de S. Marcos, recolhendo à igreja de Santa Cruz.

Procissão do Senhor "Ecce Homo"

Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > e recolhe à Igreja da Misericórdia.

Procissão do Enterro do Senhor

Sé Catedral > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes e recolhe à Sé Catedral.