DACS com Dep. Arq. da Pastoral Vocacional | 1 Abr 2019
Cuca Roseta na Semana das Vocações da Arquidiocese
Semana celebra-se entre os dias 5 e 12 de Maio, subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”

A Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga apresentou, na manhã do passado Sábado, dia 30 de Março, um programa recheado de iniciativas para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese, onde se destaca um concerto de Cuca Roseta.

A Semana de Oração pelas Vocações celebra-se entre os dias 5 e 12 de Maio, é subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus” – de acordo com a mensagem publicada pelo Papa Francisco – e centra-se, desta feita, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

De todo o programa destaca-se a iniciativa final, no dia 18 de Maio, Sábado, da parte de tarde, com a realização de uma Peregrinação Vocacional, intitulada de “Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”, que partirá de diferentes pontos do arciprestado em direcção ao Espaço Agros, onde decorrerá o restante programa previsto para este dia e esta noite, com destaque para um concerto com teor vocacional com a cantora Cuca Roseta.

No dia 6 de Maio, Segunda-Feira, às 21h30, no Auditório Municipal, tem lugar um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, no contexto de uma dinâmica vocacional.

Nos fins-de-semana que balizam esta Semana de Oração, isto é, nos dias 4 e 5 de Maio, assim como nos dias 11 e 12 de Maio, o Departamento de Pastoral para as Vocações marca presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado, concretamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens e no contacto com as famílias. Nesses mesmos dias está também prevista a presença num local de peregrinação, Balazar.

Já durante a semana, de 6 a 10 de Maio, esta presença estende-se às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, na Escola Frei João, em Vila do Conde, e na Escola Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, procurando interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional.

No dia 10 de Maio, Sexta-Feira, tem lugar uma Vigília de Oração, pelas 21h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, presidida por D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, lembrou que “esta Semana de Oração pelas Vocações se celebra em toda a Arquidiocese, embora, em cada ano, se centre num dos 14 arciprestados”. O prelado reforçou ainda que esta é “uma interpelação a uma Pastoral Vocacional activa e transversal, capaz de tecer comunidades acolhedoras e missionárias, tal como nos desafia o programa pastoral da Arquidiocese neste Ano Missionário, em que somos ainda desafiados a Ser Esperança”. O grande objectivo é, como acrescentou, “viver um processo de conversão que ajude cada pessoa e cada comunidade a entender que, mais do que ter uma missão, cada um e cada uma é uma missão”.

O Pe. Casado Neiva destacou que o arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, aproveitando o facto de ser aquele que este ano é ‘palco’ da Semana das Vocações em toda a Arquidiocese, tomou a iniciativa “para arriscar e ter a coragem de criar uma Equipa Vocacional Arciprestal”, sendo a mesma “composta por sacerdotes e leigos, estando estes ligados a vários sectores de pastoral do arciprestado, e estando já implicada na realização das diferentes actividades”.

Por sua vez, o Pe. Mário Martins, coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, corroborando que esta Semana “tem como grande objectivo despertar os cristãos para a descoberta do sentido vocacional da vida e para a transversalidade e centralidade que a vocação assume no seio de todas as comunidades e na realização pessoal de cada homem e de cada mulher”, apresentou o elenco de actividades que a compõem.