Programa Pastoral 2019+2020
“Levantar-se e semear esperança”

DACS | 12 Abr 2019
Festival do Órgão acontece em Maio
Iniciativa abre portas este ano à aprendizagem de órgão.

A cidade de Braga é, pelo sexto ano consecutivo, palco do "Festival Internacional de Órgão", organizado pela Arquidiocese, Município, Irmandade de Santa Cruz e Santa Casa da Misericórdia de Braga.

O Festival, com direcção artística de José Rodrigues, tem percorrido diversas igrejas, potenciando a utilização e a recuperação dos órgãos históricos, ao mesmo tempo que aproxima as pessoas do instrumento que a Igreja assumiu, desde há séculos, como o acompanhador ideal para o canto litúrgico.

"Neste contexto, tem sido prestado acompanhamento na recuperação e valorização deste Património, tanto para o uso litúrgico como em utilizações de índole cultural e artística", refere a organização.

Neste sentido, o Festival irá disponibilizar este ano "a oportunidade de formação sobre o funcionamento do órgão, desmistificando a ideia de complexidade, clarificando algumas conceitos/técnicas de acompanhamento e de registação (escolha adequada dos “sons” do órgão)".

A sessão de esclarecimentos decorre na igreja dos Terceiros, na manhã do dia 18 de Mai, entre as 10h00 e as 12h00 e destina-se a todos os organistas, independentemente do grau de formação ou conhecimentos musicais.

A inscrição, gratuita, deve ser realizada nos Serviços Centrais da Arquidiocese, através do e-mail festivalorgaobraga@gmail.com ou por telefone (966353343).

Departamento para a Comunicação Social