DACS | 17 Jul 2019
D. Vitorino Soares nomeado Bispo Auxiliar do Porto
Diocese do Porto irá contar com D. Vitorino José Pereira Soares como Bispo Auxiliar. Ordenação deverá acontecer no dia 29 de Setembro.
  © Paróquia de Castelões de Cepeda/Paredes

O Papa Francisco acaba de anunciar a nomeação de Vitorino José Pereira Soares como Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. A ordenação episcopal deverá decorrer no dia 29 de Setembro na Sé do Porto, de acordo com a saudação de D. Manuel Linda ao novo bispo auxiliar da diocese.

Vitorino José Pereira Soares nasceu a 19 de Outubro de 1960 em Luzim, no concelho de Penafiel. Foi ordenado a 14 de Julho de 1985 na Sé Catedral do Porto.

Licenciado em Teologia pela Universidade Católica do Porto em 1993, foi antes prefeito no Seminário do Bom Pastor durante três anos, assim como capelão militar do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e do Centro de Instrução de Condução Auto entre 1987 e 1989. Nesse ano assume as funções de prefeito do Seminário da Sé até 1994.

Também em 1989 foi nomeado director do Secretariado Diocesano da Juventude, função que desempenhou por dez anos. Em 1994 assumiu a paróquia de Castelões de Cepeda, em Paredes, sendo até hoje seu pároco. Chegou à paróquia de Madalena, também em Paredes, em 1999, deixando-a apenas hoje.

D. Vitorino foi também vigário de Paredes a partir do ano 2000.

Entre 1996 e 2013, D. Vitorino Soares foi assistente espiritual do Conselho da Zona Penafiel Norte das Conferências Vicentinas. Entre 1996 e 2014 foi professor de Religião e Moral na escola do 1º ciclo de Castelões de Cepeda.

Palavras-Chave: