Programa Pastoral 2019+2020
“Levantar-se e semear esperança”

DACS com Agência Ecclesia | 8 Out 2019
Cáritas apresenta documentário sobre Moçambique
Documentário será apresentado a 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A Cáritas Portuguesa vai apresentar ao público o documentário Recuperar Vidas. Restaurar a Esperança”, de Inês Leitão, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a 17 de Outubro.

O documentário dá a conhecer “a história de vida de homens, mulheres e crianças que viveram o medo, perderam vidas, experimentaram os seus limites e sobreviveram” com os efeitos das cheias e dos ciclones Idai e Kenneth.

A Cáritas Portuguesa, mantendo a lógica de “actuação da rede internacional, em articulação directa com a Cáritas Moçambicana”, já deu início a fase de reconstrução.

Este trabalho vai decorrer num prazo de 12 meses em quatro das províncias afectadas: Sofala, Manica, Zambézia e Cabo Delgado e terá um orçamento global superior a 2 milhões e 300 mil euros.

O documentário será lançado no canal de YouTube da Cáritas Portuguesa.

De acordo com a Cáritas, o envolvimento de todos “na partilha” deste documentário “será fundamental para que as vítimas das cheias e dos ciclones Idai e Kenneth “sejam lembradas e a Cáritas possa ir ainda mais longe no trabalho que está a realizar no terreno”.

Atendendo à acção desenvolvida através da campanha Cáritas Ajuda Moçambique a participação da Cáritas Portuguesa neste projecto global será de 450 mil euros, num apoio que se estima chegue a mais de 5 mil famílias, em três linhas de actuação: agricultura e meios de subsistência, água e saneamento e habitação.

Durante a fase de emergência, até ao final de Junho, a Cáritas prestou assistência a cerca de 27.500 pessoas.

Departamento para a Comunicação Social