DACS | 30 Abr 2020
Comissão Justiça e Paz de Braga alerta para “a urgência do diálogo"
A Comissão alerta a possibilidade do aumento dos conflitos interpessoais.
  © Município de Braga

A Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de Braga defende que é urgente "protelar por uma ética do diálogo e do cuidado, de atenção aos rostos feridos pelo abandono e pela carência extremas".

Na mensagem para o Dia do Trabalhador, a Comissão afirma que é urgente também "a busca por um compromisso ético" para que todos "tenham acesso aos bens da terra". "Sem instituições justas, comprometidas com a procura do bem comum, dificilmente se sobrevive ao caos individual, nem faremos da terra o lugar de uma qualidade de vida ecológica, em relação sadia consigo mesmo, com os outros, com o tempo ou com os lugares", declaram os responsáveis.

Referindo-se à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Comissão aponta "a fragilidade do tecido produtivo" e a "precariedade dos vínculos laborais" como os problemas que mais se detectam, a par de "necessidades alimentares básicas, de apoio social e humano".

A Comissão alerta a possibilidade do aumento dos conflitos interpessoais num contexto de crescente vulnerabilidade económica e social, e lembra a importância dos valores transmitidos aos jovens acerca do trabalho e emprego, para que não se percam a solidariedade, o bem comum e o serviço aos outros.

Para a Comissão Justiça e Paz de Braga, as políticas de longo prazo e as alterações em direcção a um modelo de emprego "mais justo e sustentável" são ainda mais importantes que as intervenções de curto prazo, não se devendo desperdiçar a oportunidade "e reinventar, de procurar soluções para continuarmos a crescer e a dar cada vez mais respostas aos sinais dos tempos que nos confrontam". "É tempo de transformar para melhor", reafirma.

Palavras-Chave: