20 Mai 2020
Faleceu o Pe. Adolfo Nicolás, sj
O Pe. Nicolás foi o trigésimo Geral da Companhia de Jesus e o antecessor do actual, o Pe. Arturo Sosa, sj.

Faleceu hoje, com 84 anos, em Tóquio, no Japão, o Pe. Adolfo Nicolás, sj, antigo Superior Geral dos Jesuítas. O anúncio foi feito esta manhã pelo actual Geral, o Pe. Arturo Sosa, que recorda o antigo responsável pela Companhia de Jesus como um “homem sábio, humilde e livre, dedicado ao serviço total e generoso”.

O Pe. Adolfo Nicolás, sj nasceu a 29 de Abril de 1936, em Villamuriel de Cerrato, Palência, Espanha. Em 1953, com 17 anos, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, em Aranjuez, uma pequena vila perto de Madrid. Estudou na Universidade de Alcalá até 1960, data em que viajou para o Japão. Familiarizou-se com a língua e cultura japonesas e quatro anos mais tarde entrou na Universidade Sophia, em Tóquio, onde estudou Teologia. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de Março de 1967.

Nos três anos que se seguiram estudou na Universidade Gregoriana, em Roma, onde obteve o doutoramento em Teologia. Posteriormente, regressou ao Japão e leccionou Teologia Sistemática na Universidade Sophia, durante 30 anos.

No dia 19 de Janeiro de 2008, com 71 anos, o sacerdote foi eleito o trigésimo Superior Geral da Companhia de Jesus. Nesse ano esteve em Portugal para participar na Assembleia Mundial da Comunidade de Vida Cristã, aproveitando a ocasião para uma breve visita aos jesuítas portugueses.

Passados seis anos fez a sua segunda visita à Província Portuguesa, passando por Lisboa, Coimbra, Porto e Braga. No final de 2014, convocou a 36.ª Congregação Geral, iniciada a 2 de Outubro de 2016, em que foi aceite o seu pedido de renúncia ao cargo de Geral da Companhia de Jesus. Terminado o seu tempo nesta missão, o Pe. Nicolás regressou ao Japão, onde veio a falecer.

Paz à sua alma!

Palavras-Chave: