Boletim Paroquial
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A
Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 9 Ago 2020
XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A
Boletim de Padim da Graça nº 306_2020-08-09
PARTILHAR IMPRIMIR
 
DÉCIMO NONO DOMINGO, ANO A

Como reconhecer os sinais de Deus? Como conciliar a confiança com as situações de provação próprias desta experiência terrena?

O Décimo Nono Domingo (Ano A) indica-nos que é preciso estar atento para reconhecer que, mais do que em manifestações espetaculares, do tipo rajada de vento, terremoto, fogo, Deus prefere ser percebido numa «ligeira brisa». Estar atento para reconhecer que, no meio das tempestades, Jesus Cristo está presente e tem sempre a mão estendida: «Tende confiança. [...] Não temais».

Deus dá a paz e a salvação «a quantos de coração a Ele se convertem». Nos momentos em que «sinto uma grande tristeza e uma dor contínua no meu coração, quando parece que faltam todas as seguranças, há sempre uma possibilidade para a esperança.

A violência do vento exprime toda a espécie de tempestades que podem agitar a nossa vida, tudo aquilo que pode abalar a nossa confiança.

As sensações prazerosas dos momentos felizes permitem-nos perceber a vida com um enorme potencial de plenitude. Porque é que não podemos fazer o mesmo com as dores que acompanham as situações desagradáveis?

Fugir do sofrimento não resolve a vida. Quando nos decidimos atravessá-lo com confiança, conseguimos mergulhar cada vez mais profundamente no oceano da nossa existência e perceber a mão estendida do Senhor. Precisamos de atravessar as dores com a nossa mão bem presa à mão do Senhor. Sairemos da tempestade ainda mais fortes.


PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial Cartrio Paroquial
Eucaristias
Eucaristias
Confissões
Confisses
Visitas aos Doentes
Visitas aos Doentes
Párocos