Arquidiocese de Braga -

8 fevereiro 2021

3ª Sessão da "Escola de Famílias"

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

\n

  Veja o vídeo da 3ª sessão da Escola de Famílias que guardamos para si, aqui

3ª sessão da Escola de Famílias: “Em sociedade ou em rede social?”

Com esta pergunta provocadora nestes tempos desafiantes, em que estamos limitados na vida em sociedade, decorreu no Domingo passado, 7 de fevereiro, a 3ª sessão da Escola de Famílias, através de videoconferência. As novas tecnologias, apesar de terem perigos (como os falados nesta sessão) têm grandes potencialidades, como permitirem estas sessões à distância, e devemos ser agradecidos também por isso!

Os problemas do abuso das redes sociais por adolescentes e jovens (e não só…), sobretudo se sem vigilância ou controlo parental, foi o principal foco do tema, que esteve a cargo do Doutor Ricardo Peixoto, especialista em Psicologia da Família. Com base em estudos de 2019, foi-nos revelado que, em Portugal, 83% dos portugueses visitam redes sociais várias vezes por dia, numa média de 93 minutos diários consumidos nesta atividade. De facto, o ser humano precisa de se relacionar com os outros. As novas tecnologias permitem novas formas de nos relacionarmos e o sucesso das redes sociais vem da necessidade que temos de comunicar.

Um dos perigos destas redes é o de expor demasiada informação pessoal, sem se ter consciência de que essa informação poderá ser usada para fins ilícitos… ou deixar de se fazer coisas de que se gostava para estar conectado(a), e ainda criar uma dependência de estar conectado(a). Salientou-se que a pandemia veio potenciar o uso destas redes, criando maiores níveis de depressão com a maior utilização, mas também permitindo manter relações com as gerações mais idosas (que, de outra forma, estariam totalmente isoladas).

Foram apresentadas várias ideias para bem usar estas tecnologias, como a de desfrutar dos meios digitais em família, como instrumento de partilha e de comunicação. O desafio é sempre, independentemente da forma, encontrar um equilíbrio!

A apresentação do tema foi finalizada com palavras do Papa Emérito Bento XVI: “usadas sabiamente”, as novas tecnologias “podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”.

Por ser uma temática que toca a inúmeras famílias, esta Escola teve um elevado número de «alunos» online e a partilha de ideias e experiências, no final, foi ampla e enriquecedora. Esperamos por todos na próxima sessão, no dia 14 de março, que terá um foco diferente, mas fundamental – o casal. «Casamento à prova de fogo!» será o tema.

Com a Escola de Famílias, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) pretende acompanhar as famílias, abordando temas bem diversos, com a finalidade de ajudar a construir equilíbrios saudáveis na vida familiar, cultivando a esperança mesmo em tempos de pandemia! 

Não conseguiu participar nesta sessão (ou nalguma das anteriores)? A gravação de todas as sessões da Escola de Famílias fica disponível através do site do DAPF.

 

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar